Operação policial prende 4 pessoas por golpe do bilhete no RS

Operação policial prende 4 pessoas por golpe do bilhete no RS

Presos aplicavam golpes em municípios gaúchos e também de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, conforme a polícia

Correio do Povo

Polícia apreendeu joias, celulares e dinheiro na Operação Tessera Fabula.

publicidade

A Polícia Civil prendeu quatro pessoas pelo golpe do “conto do bilhete”, na Operação Tessera Fabula, deflagrada neste domingo. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Passo Fundo. 

O nome Tessera Fabula significa golpe do bilhete em Latim. A polícia encontrou, na casa de um dos criminosos, documentos falsos e quantias em reais e dólares, além de relógios e joias, possivelmente de vítimas que entregavam seus bens como garantia para a retirada do prêmio prometido pelos golpistas.

A operação é realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com apoio da Delegacia de Polícia Regional de Passo Fundo e da DRACO do município.

“Assim que tivemos as ordens de prisão, organizamos a operação e partimos no dia seguinte para garantir o máximo de sigilo e eficiência na atuação”, detalhou o delegado Thiago Albeche, titular da DRCID. O motivo da agilidade seria a rotina intensa de viagens do grupo, fazendo vítimas em diversos locais. 

Conto do bilhete

Um golpe, em Porto Alegre, em 21 de março deste ano, foi o que deu origem à investigação. Uma idosa moradora do bairro Moinhos de Vento teve prejuízo de aproximadamente R$ 200 mil, além de 3,5 mil dólares e joias. 

Conforme a polícia, os golpistas agiam em duplas, conversando diretamente com as vítimas, enquanto outros três davam suporte, próximos do local. Eles teriam atuado em diversos municípios gaúchos, e também de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Ao todo, a polícia contabilizou aproximadamente R$ 2 milhões roubados por meio de golpes.

Operação Aviditá

Outra operação realizada recentemente, a Aviditá, focou no mesmo tipo de crime. A 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do DEIC identificou indivíduos membros de uma associação criminosa, também originária de Passo Fundo, que aplicava o golpe do bilhete em municípios gaúchos.

A DRCID/DEIC identificou outros seis indivíduos, também oriundos de Passo Fundo, que já fizeram ao menos 10 vítimas dessa espécie de estelionato. No curso da investigação, um dos alvos foi preso em Santa Catarina, após troca de informações da polícia gaúcha com a Polícia Rodoviária Federal e a polícia militar do estado vizinho.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895