Operação policial resulta na apreensão de 14 armas e 175 munições em Glorinha

Operação policial resulta na apreensão de 14 armas e 175 munições em Glorinha

Ação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) da Polícia Civil com a Brigada Militar acabou ainda na prisão de uma liderança de facção criminosa, apontada como matador de alta periculosidade

Correio do Povo

Um segurança do suspeito foi detido após tentativa de fuga pelo mato

publicidade

Uma operação integrada da Polícia Civil e da Brigada Militar deflagrada ao amanhecer desta quinta-feira, na zona rural de Glorinha, resultou na apreensão de 14 armas de fogo e na prisão de uma liderança de uma facção criminosa. A ação mobilizou o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e a Divisão de Operações Aéreas, pela PC, e o 20º BPM e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), pela BM.

Em um sítio, a ação resultou no recolhimento de 13 pistolas calibre nove milímetros e um revólver calibre 38, além de 12 carregadores e 175 munições intactas, além de uma tornozeleira eletrônica rompida, dois telefones celulares e uma porção de maconha.

O líder preso, de 30 anos, vulgo Duas Caras ou Máscara, é considerado de alta periculosidade. O delegado do Denarc, Rafael Liedtke, observou que o indivíduo é considerado um dos principais matadores da facção que comanda no Loteamento Timbaúva, no bairro Mário Quintana, em Porto Alegre. O suspeito possui antecedentes por tráfico e associação para o tráfico de drogas, homicídio qualificado, associação criminosa armada, extorsão, furto qualificado e ocultação de cadáver. Um cúmplice dele, que seria o segurança, também foi detido.

"Os dois indivíduos tentaram fugir, pularam uma cerca de arame farpado e se machucaram. Eles foram presos em um mato e estavam com três pistolas e um revólver", frisou. "Durante as escavações, as equipes localizaram um tonel de óleo com as outras 11 pistolas", complementou. "Eles estão sendo autuados em flagrante por tráfico de drogas, resistência e porte ilegal de arma de fogo e de uso restrito", adiantou.

De acordo com o delegado Rafael Liedtke, o mandado judicial de busca e apreensão em Glorinha foi deferido pela 2° Vara Criminal do Foro de Gravataí, após parecer favorável do Ministério Público do Rio Grande do Sul, com base em apurações realizadas pela Polícia Civil e Brigada Militar.

“A ação integra a estratégia da Polícia Civil e da Brigada Militar de intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas, principalmente buscando a descapitalização das organizações criminosas, com a prisão de lideranças e a apreensão de armas de fogo, drogas e valores em dinheiros, propiciando futura responsabilização criminal de todos integrantes”, afirmou o delegado Rafael Liedtke. “A investigação prosseguirá para identificar e responsabilizar criminalmente outros membros do grupo”, acrescentou.

Foto: PC / Divulgação / CP


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895