Operação queima uma tonelada de pés de maconha e destrói 120 acampamentos entre Brasil e Paraguai

Operação queima uma tonelada de pés de maconha e destrói 120 acampamentos entre Brasil e Paraguai

A 36ª fase da operação Nova Aliança mobilizou Polícia Federal e Secretaria Nacional Antidrogas

Correio do Povo

Mais de 80 toneladas da droga e 750 quilos de sementes também foram destruídas

publicidade

A 36ª fase da operação Nova Aliança, a primeira realizada em 2023, foi encerrada pela Polícia Federal do Brasil e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai. A ação se desenvolve por meio de cooperação internacional entre os dois países.

Houve a erradicação de mais de uma tonelada de pés de maconha, totalizando mais de 330 hectares de plantações, além da destruição de mais de 130 acampamentos que servem de base para os traficantes. Os agentes incineraram ainda mais de 80 toneladas da droga já pronta para entrar em circulação, bem como eliminaramem torno de 750 quilos de sementes.

“O principal foco dos trabalhos é golpear o narcotráfico no nascedouro de suas atividades ilícitas. Ao desmantelar o cultivo ilegal de maconha, evita-se que uma grande e articulada cadeia criminosa entre em atuação”, informou a Polícia Federal. A instituição policial brasileira auxilia no custeio da iniciativa, além de enviar observadores e fornecer apoio com aeronaves para deslocamento de pessoal até as áreas de mais difícil acesso, onde o entorpecente é cultivado.

“Grande parte da maconha produzida no Paraguai é direcionada para o Brasil, tendo como destinatário desta rede de tráfico internacional de drogas as principais facções criminosas brasileiras”, apontou a Polícia Federal.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895