Penitenciária de Sapucaia do Sul poderá ser inaugurada em novembro
capa

Penitenciária de Sapucaia do Sul poderá ser inaugurada em novembro

Casa prisional terá capacidade para receber 600 apenados do regime fechado

Por
Correio do Povo

Penitenciária deverá ser inaugurada em novembro e apenados poderão ser recebidos no mês seguinte

publicidade

A Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul poderá ser inaugurada em novembro deste ano e receber os primeiros detentos já em dezembro. O novo estabelecimento prisional, que recebeu recentemente a visita do secretário da Administração Penitenciária, César Faccioli, terá capacidade para receber até 600 apenados em regime fechado. 

Localizado ao lado do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, no bairro Colonial, Faccioli possui em torno de 8,8 mil metros quadrados de área construída. Oito vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais. Além de diminuir o déficit no sistema prisional gaúcho, ele acredita que outra consequência será a agilidade no encaminhamento dos presos das delegacias. 

A obra foi viabilizada ainda no ano passado através do Programa de Aproveitamento e Gestão dos Imóveis do Estado do Rio Grande do Sul. Foi realizada uma permuta com a empresa Verdi Sistemas Construtivos que ficou com o antigo Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre, e um conjunto de imóveis ociosos pertencentes ao Instituto de Previdência do Estado (IPE).

Em troca, a empresa assumiu a construção da nova unidade, sendo que a montagem de celas é no sistema de monobloco com concreto reforçado de alto desempenho. A mesma técnica havia sido utilizada no Complexo Prisional de Canoas e na Penitenciária Estadual de Porto Alegre.