Penitenciária Modulada Estadual de Osório conta a partir de agora com scanner corporal
capa

Penitenciária Modulada Estadual de Osório conta a partir de agora com scanner corporal

Equipamento de controle de entrada de material ilícito termina com exame físico na vistoria íntima

Por
Correio do Povo

Aparelho é o sétimo em funcionamento no sistema prisional gaúcho

publicidade

Mais um scanner corporal foi instalado em um estabelecimento prisional gaúcho pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Na manhã desta terça-feira foi inaugurado o equipamento na sala de revistas da Penitenciária Modulada Estadual de Osório, no Litoral Norte. O evento contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, entre outras autoridades.

"É o sétimo scanner já instalado no Estado em um esforço permanente de investir em tecnologia em prol da segurança", declarou. Outro aparelho já está montado na Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves que, de acordo com Cesar Faccioli,  “em breve será inaugurada, criando novas vagas para o sistema prisional". Já o superintendente da Susepe, Cesar da Veiga, destacou que o equipamento é “uma garantia de eficácia contra a entrada de materiais ilícitos"..

De acordo com a Susepe, o scanner corporal já é utilizado atualmente na Penitenciária Estadual de Canoas I, Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, Cadeia Pública (antigo Presídio Central), Penitenciária Estadual de Rio Grande e Presídio Estadual de Santa Rosa. Está em estudos um oitavo aparelho, mas a casa prisional ainda não foi escolhida. O equipamento substitui o exame físico na visita íntima, considerada vexatória, e permite um maior controle sobre a entrada de materiais ilícitos, como drogas e armas, nas casas prisionais.