PF apura fraudes em aquisição de medicamentos em Santa Maria

PF apura fraudes em aquisição de medicamentos em Santa Maria

Deverão ser cumpridos dez mandados de busca e apreensão e um de prisão temporária

Renato Oliveira

Mais quatro pessoas foram conduzidas até a delegacia para prestarem esclarecimentos

publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, em Santa Maria, na região Central do Estado, a segunda fase da Operação Medicaro, que apura fraudes na aquisição de medicamentos, em face de ações judiciais.

Deverão ser cumpridos dez mandados de busca e apreensão, sendo que nove são em Santa Maria e um em Brusque, Santa Catarina, e um mandado de prisão temporária contra um servidor público da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Além disso, mais quatro pessoas foram conduzidas até a delegacia de PF, por ordem judicial, para prestarem esclarecimentos, no interesse da Justiça.

Pela análise dos documentos e mídias apreendidos na primeira fase da operação, ficou evidenciada a prática da fraude. Um empresa farmacêutica fornecia três notas superfaturadas em papéis com timbre de três farmácias distingas para evitar a concorrência. Intermediários providenciavam os orçamentos superfaturados e recebiam, para tanto, 10% do valor do medicamento. Advogados que faziam parte do esquema, também recebiam entre 5% e 10% sobre o valor do orçamento e o servidor envolvido no esquema da Coordenadoria Regional de Saúde direcionava a aquisição do medicamento e beneficiava determinadas farmácias, recebendo, para tanto, um percentual sobre o superfaturamento.

Esses percentuais podem ter gerado aos envolvidos lucros milionários, segundo a PF, uma vez que muitos dos medicamentos adquiridos via judicial são para tratamento de câncer e possuem um alto valor comercial. Além disso, o Estado do Rio Grande do Sul possui o maior número de processos para garantir acesso a remédios do país, sendo que a cidade de Santa Maria lidera o ranking estadual, superando até mesmo a capital Porto Alegre.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895