PF de Caxias do Sul deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

PF de Caxias do Sul deflagra operação contra tráfico internacional de drogas

Organização criminosa utilizava aeronaves para transportar cocaína para o Brasil

Correio do Povo

Ordens judiciais foram cumpridas em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e Uberlândia, em Minas Gerais

publicidade

A Polícia Federal de Caxias do Sul deflagrou na manhã desta segunda-feira a segunda fase da operação Manifest contra uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de drogas. O grupo utilizava aeronaves para transportar cocaína para o Brasil.

Houve o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e um mandado de prisão preventiva em Uberlândia, em Minas Gerais, além do recolhimento de três aviões. Os agentes executaram ainda o bloqueio judicial de imóveis e valores do grupo criminoso e a arrecadação de outros bens que venham a ser identificados.

As investigações da operação Manifest começaram em dezembro de 2020 a partir de um acidente aéreo ocorrido no interior do município de Muitos Capões, no Rio Grande do Sul. A facção internalizava a cocaína no país através da rota Bolívia-Paraguai-Brasil, utilizando aeronaves para realizar o transporte.

Na primeira fase da operação Manifest, realizada em 02 de dezembro de 2021, os policiais federais efetuaram 11 prisões durante o cumprimento de 30 mandados de busca e apreensão. Na época, em torno de R$ 15 milhões em imóveis e valores foram apreendidos junto com oito aeronaves, 12 veículos e farta quantidade de armas e munições.

Entre os investigados estão empresários do ramo da aviação agrícola, advogados, pilotos e indivíduos ligados à facção criminosa. “Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, entre outros, que venham a ser identificados com o avanço da investigação”, informou a Polícia Federal de Caxias do Sul em um comunicado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895