PF investiga desvios de recursos de transporte escolar e da saúde na Fronteira Oeste do RS

PF investiga desvios de recursos de transporte escolar e da saúde na Fronteira Oeste do RS

Operação Locus foi desencadeada em Rosário do Sul e Dom Pedrito

Correio do Povo

Mandados de busca estão sem cumpridos em Rosário do Sul e Dom Pedrito

publicidade

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, a Operação Locus para investigar supostos desvios de recursos públicos federais nas áreas de transporte escolar e da saúde em Rosário do Sul e Dom Pedrito, na Fronteira Oeste do RS.

O inquérito policial, que apura os fatos, foi instaurado em outubro de 2016. As buscas de hoje decorrem da Operação Laranja Mecânica, desencadeada pela Polícia Federal em novembro de 2017.

Laranja Mecânica

Durante a ação do ano passado, a PF buscou desarticular a organização criminosa especializada em fraudar licitações para obtenção de contratos públicos de prestação de serviços de transporte escolar na região.

As investigações apontaram uma trama entre empresários para frustrar o caráter competitivo da licitação de transporte escolar nos municípios de Santana do Livramento e Dom Pedrito. Acordos previamente estabelecidos definiam quais as empresas ficariam responsáveis por determinadas “linhas”, para que todas obtivessem contratos nesses municípios. 

Além da fraude no processo licitatório, a investigação identificou casos em que os serviços previstos são executados fora dos padrões mínimos exigidos pela lei ou pelo edital, com veículos em condições precárias. Também foi apurado que, frequentemente, os serviços não eram prestados, embora atestados por diretores de algumas escolas em troca de caronas, viagens, festas e até mesmo pagamento em dinheiro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895