PF pede prorrogação de inquérito sobre Operação Concutare

PF pede prorrogação de inquérito sobre Operação Concutare

Órgão solicitará mais 30 dias para concluir investigações

Gabriel Jacobsen / Rádio Guaíba

publicidade

A Polícia Federal (PF) vai solicitar à Justiça mais 30 dias para concluir o inquérito que apura o esquema de venda ilegal de licenças ambientais no Estado, descoberto por meio da Operação Concutare. A alegação da PF é que ainda precisam ser colhidos depoimentos e realizadas perícias. O prazo para a conclusão das investigações expira no final do mês.

A investigação começou em junho de 2012 e identificou um grupo criminoso formado por servidores públicos, consultores ambientais e empresários. Os investigados agiam na obtenção e na expedição de concessões ilegais de licenças ambientais e autorizações minerais por meio dos órgãos de controle ambiental.

Em 29 de abril, quando a ofensiva foi deflagrada, 18 pessoas foram presas temporariamente, entre elas o ex-secretário estadual de Meio Ambiente Carlos Fernando Niedersberg (PCdoB), o ex-secretário de Meio Ambiente do Estado Berfran Rosado e o ex-secretário Municipal do Meio Ambiente Luiz Fernando Záchia (PMDB).

Os investigados devem ser indiciados por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, além de crimes ambientais, conforme a participação individual de cada envolvido no esquema.




Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895