PF prende três que tentaram embarcar explosivos em voo no Pará

PF prende três que tentaram embarcar explosivos em voo no Pará

Dois alvos foram abordados em um em voo que havia partido de Macapá e pousou em Belém

AE

publicidade

A Polícia Federal prendeu, na tarde desta segunda-feira (12), três homens suspeitos de tentarem embarcar com explosivos em voo no Aeroporto Internacional de Belém. As detenções ocorreram após a PF apreender, no sábado (10), 'dez explosivos cilíndricos improvisados' em uma mala que seria despachada em voo de Belém a Macapá.

Os três investigados foram detidos preventivamente - sem data para a prisão acabar - no bojo da Operação Hefesto. Segundo a PF, o nome da ofensiva faz referência ao 'deus das armas e do fogo, na mitologia grega'.

Dois alvos foram abordados em um em voo que havia partido de Macapá e pousou em Belém. O terceiro foi detido no aeroporto, onde esperava os outros dois. Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão deste último, em Ananindeua, a PF encontrou 'artefatos semelhantes' aos apreendidos no sábado.

O trio foi ouvido na Superintendência da PF no Pará e depois encaminhado ao sistema prisional. Segundo a PF, eles serão indiciados por expor aeronave a perigo e por possuir artefato explosivo.

Os explosivos foram apreendidos no sábado, 10, para serem periciados, após o esquadrão antibomba da Polícia Militar neutralizar o material. A mala em que os artefatos estavam foi identificada na vistoria do raio-x do aeroporto. Com auxílio do canil do esquadrão antibombas, a PM desmantelou os objetos.

De acordo com a PF, uma análise preliminar indica que os artefatos são explosivos pirotécnicos. O laudo da perícia ainda não foi concluído e os vão passar por análise química. A investigação também aponta para a possibilidade de que os artefatos seriam usados um show musical, diz a corporação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895