Polícia apreende armamento e fardas localizados em depósito de facção criminosa

Polícia apreende armamento e fardas localizados em depósito de facção criminosa

Autoridades investigam o possível uso do fardamento, pelos criminosos, para realização de ataques

Correio do Povo

publicidade

Um depósito de uma facção criminosa, com granadas, armas, munições, coletes balísticos, munições e fardas policiais, foi descoberto pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil em uma operação iniciada nessa terça-feira e encerrada na manhã desta quarta-feira em Porto Alegre. Conduzida pelo titular da 6ª DPHPP, delegado Thiago Carrijo, a ação ocorreu no bairro Lomba do Pinheiro. Houve a participação da 2ª DPHPP.

Não havia ninguém no imóvel no momento da chegada dos agentes. Houve ainda o recolhimento de coldres, cintos táticos, coturnos, sutaches de identificação de grupos de operações especiais policiais, pares de algemas, giroflashes, rádios comunicadores e sacos com pinos vazios para acondicionar drogas, entre outros materiais.

“A investigação durou aproximadamente 30 dias e decorre de um recente homicídio na vila Cruzeiro do Sul. Diante do aprofundamento das investigações, nós conseguimos identificar um possível depósito de uma facção criminosa aqui da Capital, localizado na Lomba do Pinheiro”, afirmou.

Ele constatou que os fardamentos são idênticos aos usados pela Brigada Militar. “Qualquer um se passa por um policial”, assegurou. “Nós temos a convicção de que esses fardamentos foram usados em outras execuções da Capital”, disse, acrescentando que uma troca de informações está sendo feita com as demais DPHPPs que atendem outras regiões da cidade.

Na opinião do delegado Thiago Carrijo, um dos objetivos dos criminosos em fingirem que são policiais é “a facilidade em entrarem nas casas para fazer os ataques”. Para ele, a simulação de que são agentes é “extremamente preocupante” e, por isso, “a retirada das mãos dos criminosos desses equipamentos”.

De acordo com o diretor do DHPP, delegado Mario Souza, a concentração de forças será intensificada para “enfraquecer os grupos criminosos envolvidos em crimes de homicídios”.

SERRA

Em Caxias do Sul, Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a 1º DP de Bento Gonçalves, a DP de Garibaldi e a DP Guaporé desencadearam a operação Allure com o objetivo de combater o tráfico de drogas e homicídios na Serra.

Na localidade de Alcântara, no interior de Bento Gonçalves, um foragido por homicídio foi preso com três pistolas, uma espingarda, diversos carregadores e munições, além de dois coletes balísticos, documentos falsos e camiseta com insígnia da Polícia Civil. Os agentes cumpriram um mandado de busca e apreensão foi cumprido no local.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895