Polícia Civil desarticula duas quadrilhas ligadas a crimes rurais

Polícia Civil desarticula duas quadrilhas ligadas a crimes rurais

Um dos grupos roubava animais de produtores rurais e o outro receptava máquinas agrícolas<br /><br />

Jéssica Moraes / Rádio Guaíba

publicidade

A Força-Tarefa de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato da Polícia Civil desarticulou, nesta quarta-feira, duas quadrilhas gaúchas ligadas a roubo fraudulento de animais e receptação de máquinas agrícolas. Duas pessoas foram presas. Uma delas, ligada ao roubo de animais, foi presa em Rosário do Sul; a outra, ligada a receptação de máquinas, foi presa em Caçapava do Sul, no Sul do Estado.

Segundo um dos delegados responsáveis pela investigação, Cristiano Ritta, a Polícia Civil investiga as organizações criminosas desde o final do ano passado. Um dos grupos praticava estelionato. Esses criminosos compravam animais diretamente de produtores, prometendo pagamentos por meio de boletos bancários e notas promissórias, o que não se efetivava. Em uma das ações, o bando teria chegado a roubar 495 bovinos. Os criminosos depois revendiam esses animais para terceiros, no mercado clandestino.

A outra quadrilha tinha ligação com um esquema criminoso que atua em São Paulo. No Rio Grande do Sul, o grupo agia em Caçapava do Sul. Eles receptavam máquinas agrícolas roubadas em São Paulo e revendiam os equipamentos. As máquinas, com valor estimado em até R$ 500 mil, acabavam revendidas, clandestinamente, por cerca de 10% do valor de mercado. A revenda acontecia tanto no Rio Grande do Sul e Paraná, quanto na Bolívia e Colômbia.

Outras quatro pessoas seguem foragidas, duas de cada quadrilha. A força-tarefa segue a investigação, em conjunto com a polícia de São Paulo, pois acredita que existam mais envolvidos da quadrilha do roubo de máquinas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895