Polícia Civil desarticula esquema de extorsões comandado por facção no Vale do Paranhana

Polícia Civil desarticula esquema de extorsões comandado por facção no Vale do Paranhana

Reportagem apurou que criminosos extorquiram R$ 20 mil de família de agente da segurança pública

Marcel Horowitz

publicidade

Uma operação da Polícia Civil desmantelou, nesta quinta-feira, um esquema de extorsão no Vale do Paranhana. A ação foi coordenada pelas DPs de Taquara e Rolante, com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE). Um homem foi preso temporariamente e duas ordens de busca e apreensão foram cumpridas.

Os delegados envolvidos na ação não quiseram se manifestar, conforme o determinado pela Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul (Asdep). A categoria adotou a medida como forma de protesto, porque não houve avanço nas negociações sobre reposição salarial com o governo.

De acordo com a apuração do Correio do Povo, os alvos da ofensiva integram uma facção com base no Vale do Sinos, mas que também criou ramificações no Vale do Paranhana. As extorsões foram praticadas contra a família de um agente da segurança pública. As vítimas chegaram a depositar R$ 20 mil aos criminosos.

O golpe teve início após o agente ter efetuado uma compra. O vendedor tinha ligações com a facção e repassou a cobrança aos traficantes. A partir de então, os familiares do comprador passaram a receber mensagens de WhatsApp com ameaças de morte. O esquema era coordenado por três pessoas, sendo que o líder já cumpre pena e comandou o golpe de dentro do sistema prisional.

Em nota, a Polícia Civil reafirmou seu comprometimento em combater o crime organizado e assegurar a segurança da população, bem como a de seus agentes.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895