Polícia civil gaúcha prende ex-líder de facção criminosa em Imbituba, Santa Catarina

Polícia civil gaúcha prende ex-líder de facção criminosa em Imbituba, Santa Catarina

Homem comandou a venda de drogas na Vila Maria da Conceição, na zona Leste de Porto Alegre

Felipe Samuel

Homem de 53 anos responde pela morte de dois policiais militares

publicidade

Um ex-líder de facção criminosa foi recapturado na quarta-feira, em Imbituba, Santa Catarina, durante operação coordenada Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Vladimir Cardoso Soares, o ‘Xu’, de 53 anos, responde pela morte de dois policiais militares. Ele chegou a comandar a venda de drogas na Vila Maria da Conceição, na zona Leste de Porto Alegre, e estava solto desde o dia 19 de junho, quando saiu da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC) por ordem da Justiça, mas teve a liberdade revogada após um requerimento do Ministério Público contestando a decisão.

O delegado Gabriel Casanova afirmou que as investigações iniciaram em Porto Alegre e culminaram com a prisão do indivíduo em Santa Catarina. “Ele estava escondido na casa de comparsas. Para prendê-lo foi uma equipe com quatro policiais para SC. No entanto, no início da semana fizemos uma outra ação atrás dele na Vila Buraco Quente, aqui em Porto Alegre. Nesta tivemos que mobilizar 10 policiais ao todo. Confirmamos que ele ficou um tempo na Vila Buraco Quente e, posteriormente, fugiu para SC. Fizemos uma série de ações e monitoramento até localizá-lo”, afirmou.

O traficante era procurado desde 17 de julho, quando foi expedida uma nova ordem de prisão preventiva. Segundo a PC, o criminoso estava em contato com traficantes da Vila Buraco Quente, no bairro Santa Tereza, na zona Sul, onde chegou a residir. De acordo com a Polícia Civil, ele foi pivô de uma guerra do tráfico na Vila Maria da Conceição, entre os anos 2010 e 2020, quando diversas mortes ocorreram na região por conta de rivalidades entre criminosos. Ele soma 12 inquéritos de homicídio, cinco inquéritos por tráfico e associação ao tráfico, além de receptação e porte ilegal de arma de fogo.

Segundo a PC, antes do conflito, a venda de drogas no local era comandado por Paulo Ricardo Santos da Silva, o Paulão da Conceição, que comandou o tráfico por décadas na região. Nesse período Xu atuava como ‘gerente’. Foi então que ele e outros traficantes decidiram tomar o controle do comércio de entorpecentes, dando início a disputas e conflitos na região. Conforme a Polícia Civil, o criminoso já tinha sido preso em 2019 em Santa Catarina. Em 2020, durante a operação Império da Lei, foi encaminhado ao Sistema Penitenciário Fedral (SPF), retornando em 2022.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895