Polícia Civil investiga falsificação de carteiras de sócios do Inter e Grêmio

Polícia Civil investiga falsificação de carteiras de sócios do Inter e Grêmio

Com nomes de outras pessoas, elas eram alugadas pelos estelionatários para serem assistidos jogos e até shows

Correio do Povo

Documentos feitos em um gráfica foram apreendidos na ação

publicidade

A Polícia Civil investiga a falsificação de carteiras de sócios do Inter e do Grêmio. Na manhã desta sexta-feira, a 2ª DP de Porto Alegre, sob comando da delegada Ana Luiza Caruso, cumpriu quatro mandados judiciais de busca e apreensão, sendo um na Capital, dois em Alvorada e um em Santa Cruz do Sul. Houve o recolhimento de documentos.

Cinco suspeitos de estelionato estão sendo investigados desde a apreensão de diversas carteiras do Inter, em nome de laranjas, com um cambista durante o jogo Internacional e Cuiabá, ocorrido no dia 10 de setembro deste ano no estádio Beira-Rio.

“As pessoas em nome de quem estavam as carteiras foram chamadas e afirmaram que jamais solicitaram a confecção das carteiras, algumas nem sendo coloradas”, lembrou a delegada Ana Luiza Caruso. “Algumas tiveram os documentos roubados ou furtados no passado”, observou.

Durante o trabalho investigativo, a equipe da 2ª DP identificou que as carteiras eram retiradas sempre por um indivíduo, “uma vez que no pedido de confecção era autorizado que ele retirasse o documento e ele dava seu número de contato”. Conforme a delegada Ana Luiza Caruso, os golpistas alugavam as carteiras de sócios para terceiros nos dias dos jogos e também para shows.

“Os criminosos faziam a inscrição dos laranjas e ficavam de pagar a mensalidade por boleto, mas muitas vezes não pagavam”, destacou. “Além disso, os investigados adulteravam ingressos verdadeiros com o apoio de uma gráfica. Eles adquiriam ingressos de meia entrada e adulteravam para entrada cheia. Chama a atenção também a existência de mais um ingresso nominal emitido para o mesmo torcedor no mesmo jogo”, afirmou a titular da 2ª DP.

Foto: PC / Divulgação / CP

Em nota oficial publicada em seu site, o Inter afirma que a diligência contra a fraude foi motivada por um movimento do próprio clube. Conforme o Colorado, desde o jogo contra o Coritiba, uma série de medidas operacionais para dificultar as ações criminosas foram tomadas. 

Confira a nota na íntegra:

"Na manhã desta sexta-feira (04), uma operação da Polícia Civil desarticulou um esquema de fraude que envolvia a confecção de carteiras de sócios colorados e falsificação de ingressos para os jogos do Inter. Na ação, liderada pela 2ª DP, foram cumpridos mandados de busca contra cinco suspeitos na Capital e em Santa Cruz do Sul. A ação teve como ponto de partida o trabalho realizado pela segurança do Clube, segundo relata Victor Grunberg, vice-presidente de Administração e Patrimônio do Inter.

“A partir de uma ação motivada pela segurança do Clube, que gerou a prisão de cambistas no entorno do estádio, o Sport Club Internacional colocou em prática, desde o jogo contra o Coritiba, uma série de medidas operacionais para dificultar as ações criminosas que vinham ocorrendo. O Clube, então, acionou a Polícia Civil para que fosse aberta uma investigação, que resultou na prisão dos infratores nesta sexta-feira. Além da prática de cambismo, a fraude envolve falsidade ideológica, estelionato e falsificações, entre outros crimes que foram desvendados pela polícia".

 

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Grêmio sobre o assunto. O espaço está aberto para manifestação. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895