Polícia Civil mira em quadrilha que ameaçava e extorquia empresários do Vale do Rio dos Sinos

Polícia Civil mira em quadrilha que ameaçava e extorquia empresários do Vale do Rio dos Sinos

Grupo é ligado à facção criminosa que tua na região e vinha sendo investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco)

Correio do Povo

Agentes cumpriram oito ordens judiciais em Campo Bom, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga

publicidade

Uma quadrilha ligada a uma facção criminosa, suspeita de ameaçar e extorquir empresários da região do Vale do Rio dos Sinos, foi alvo na manhã desta terça-feira pela Polícia Civil. A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, sob comando do delegado Ayrton Figueiredo Martins Junior.

Houve o cumprimento de dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Campo Bom, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Sapiranga. Agentes das DPs de Sapiranga, Nova Hartz, Dois Irmãos, Portão e Estância Velha prestaram apoio na execução das ordens judiciais. Dinheiro, balança de precisão e entorpecentes foram recolhidos, entre outros.

Três suspeitos foram detidos. Um deles foi apontado como líder do esquema e possui antecedentes criminais por homicídio qualificado, extorsão com emprego de armas de fogo. O indivíduo já havia sido preso pela Polícia Federal por envolvimento em tentativa frustrada de roubo a uma agência da Caixa Econômica Federal em 2021.

Desde meados de 2021, a Polícia Civil vinha recebendo informes sobre o grupo criminoso, que se caracteriza por ir pessoalmente até estabelecimentos comerciais, munido com informações pessoais de potenciais vítimas. A quadrilha escolhia os empresários para serem monitorados e fotografados.

Os bandidos exigiam dinheiro com pagamentos semanais, sob pena de praticarem violência contra familiares. Na maioria das vezes, eles utilizavam fotografias de filhos, esposas ou idosos, familiares das vítimas, retiradas de redes sociais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895