Polícia Civil mira facção envolvida em morte de casal na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Polícia Civil mira facção envolvida em morte de casal na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre

Mortes ocorreram após vítimas terem se recusado a estabelecer ponto de venda de drogas na casa onde moravam

Marcel Horowitz

publicidade

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira a Operação Retaliação, tendo como alvo os mandantes e autores da morte de um casal, ocorrida em 5 de outubro, no bairro Lomba do Pinheiro, na zona Leste de Porto Alegre. Na ocasião, cinco homens encapuzados invadiram um imóvel, na rua Monte Carlo, e dispararam indiscriminadamente, matando uma mulher de 29 anos e um homem, de 30. Uma idosa, mãe de uma das vítimas, também foi atingida, mas se abrigou no banheiro e sobreviveu. 

Com o apoio da Brigada Militar, foram cumpridas 25 ordens judiciais, sendo 21 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, em Viamão, Porto Alegre, Cachoerinha e na Penitenciária Estadual de Montenegro, onde um detento é apontado como mandante. Os quatro alvos foram presos. 

De acordo com o delegado Marcos Bottin, titular da Delegacia de Homicídios de Viamão, as duas vítimas fatais possuíam antecedentes e vinham sendo ameaçadas por integrantes de uma facção. O motivo das ameaças seria a recusa do casal em estabelecer um ponto de venda de drogas na residência em que moravam.

No dia do ataque, ainda segundo Bottin, um dos criminosos foi baleado acidentalmente por um comparsa e levado para um hospital na zona Sul. Através das câmeras de monitoramento, foi constatado que o homem ferido foi levado para atendimento no mesmo veículo utilizado pelo grupo que fugiu após o assassinato do casal. Ele foi preso preventivamente durante a operação. 

"No mesmo dia do crime, tomamos conhecimento de que um indivíduo teria dado entrada no Hospital Restinga, com ferimento de arma de fogo. Ele teria sido deixado no local por outros homens, que fugiram em um carro vermelho. Após diligências, verificamos que o veículo era o mesmo utilizado na Lomba do Pinheiro e que o ferido seria um dos suspeitos de participar do ataque", destacou o delegado. 

O mandante do crime é um detento, conhecido como "Galinha". Apontado como líder do grupo, ele cumpre pena na Penitenciária Modulada de Montenegro e havia tentado estabelecer um novo ponto de venda de drogas no local do crime mas, diante da negativa dos moradores, deu a ordem de execução. Mesmo já cumprindo pena, ele teve o mandado de prisão preventiva decretado. Outros possíveis suspeitos envolvidos no duplo homicídio ainda são investigados.  
 

Durante a mesma operação, outro crime também foi apurado, esse ocorrido no dia 29 de setembro, em um campo de futebol, no bairro Esmeralda, em Viamão. Na data, dois homens balearam uma menina de oito anos, que sobreviveu. O alvo dos disparos seria um terceiro homem. O motivo do crime seria a cobrança de uma dívida de R$ 100, contraída após a venda de um par de sapatos. Ambos os suspeitos foram presos na Operação Retaliação.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895