Polícia Civil registra ocorrência contra deputada que deu carona a ativistas

Polícia Civil registra ocorrência contra deputada que deu carona a ativistas

Eloísa Samy, David Paixão e a namorada, acusados de atos violentos, tiveram o asilo político negado pelo Uruguai

Agência Brasil

publicidade

A Polícia Civil do Rio de Janeiro registrou nesta terça-feira ocorrência contra a deputada estadual Janira Rocha (PSOL), por crime de favorecimento pessoal. A deputada admitiu ter dado carona aos ativistas Eloísa Samy, David Paixão e à namorada dele, acusados de atos violentos, que tiveram asilo político negado pelo Consulado-Geral do Uruguai na segunda-feira.

A parlamentar admitiu que deixou o prédio do consulado pela porta da frente levando os ativistas, considerados foragidos.

“Saí com eles pela porta da frente, todos os corredores filmados, com câmeras, elevadores e, inclusive com uma viatura da Polícia Militar ao lado. Saímos com eles dizendo que iriam encontrar parentes e advogados e definir o que fazer”, explicou. A deputada afirmou que esteve no consulado para prestar apoio aos ativistas. “Para concluir, fiz e faria de novo”, declarou, confirmando que usou o carro oficial da Alerj para transportar os manifestantes. Se o processo na corregedoria for aberto, será o segundo que Janira responderá no órgão.

“O carro da Alerj pertence ao povo, sou uma parlamentar e a Constituição diz que tenho prerrogativas para exercer minha ação política e vou fazer isso até o final. Para mim, o mais importante não é a garantia do meu mandato ou minha foto na urna na próxima eleição, o mais importante é a democracia pela qual eu lutei”, disse no plenário da OAB.

Com base nas declarações da deputada, a 10ª Delegacia de Polícia (Botafogo) fez um registro de ocorrência para a presidência da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e ao Tribunal de Justiça sobre o crime de favorecimento pessoal (Artigo 348 do Código Penal), que teria sido cometido pela parlamentar.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895