Polícia Civil resgata 83 aves silvestres em cativeiro ilegal em Esteio

Polícia Civil resgata 83 aves silvestres em cativeiro ilegal em Esteio

Edição da operação Arca ocorreu nos bairros Centro, Novo Esteio, Parque Amador e Vila Olímpica

Correio do Povo

Aves estavam sem manutenção adequada

publicidade

A Polícia Civil divulgou na manhã deste domingo o balanço de mais uma edição da operação Arca, que foi iniciada ainda na última sexta-feira em Esteio. Houve o resgate de 83 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro.

Os agentes cumpriram os mandados judiciais de busca e apreensão nos bairros Centro, Novo Esteio, Parque Amador e Vila Olímpica. A ação foi conduzida pela DP de Esteio, sob comando da delegada Luciane Bertoletti, e teve apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Entre as aves encontradas dentro das gaiolas nos locais das ordens judiciais, duas situações chamaram atenção dos médicos veterinários que acompanhavam os policiais civis. Tratava-se de um casal de gaturamo-bandeira, dois exemplares de cardeal-do-banhado e ainda quatro da espécie jacu ou penelope.

De acordo com informações coletadas na investigação, as aves são capturadas por meio de arapucas e mantidas sem a manutenção adequada de sua subsistência. O diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ªDPRM), delegado Mario Souza, destacou que “a operação Arca é fundamental para inibir a ação de quem comete crimes contra animais”. Ele garantiu que o trabalho investigativo terá continuidade.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895