Polícia e IGP farão reconstituição da morte de Teréu

Polícia e IGP farão reconstituição da morte de Teréu

Agentes que faziam o monitoramento no dia do crime só prestarão depoimentos na próxima semana

Samuel Vettori/Rádio Guaíba

publicidade

Deve ocorrer entre quinta e sexta-feira a reconstituição da execução do traficante Cristiano Souza da Fonseca, o Teréu, dentro da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). De acordo com o delegado Rodrigo Reis, a data depende da disponibilidade de agente do Instituto Geral de Perícias (IGP). O trabalho vai ajudar a esclarecer detalhes do crime.

Em função da decisão pela reconstituição, os agentes penitenciários que faziam o monitoramento dos presos no dia do assassinato só prestarão depoimentos na próxima semana, quando deve ficar pronto o inquérito. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Susepe decidiram afastar agentes penitenciários para preservar os servidores e a investigação. Todos os presos já foram ouvidos pela polícia.

O delegado disse não se opor à transferência dos apenados, desde que ocorra depois da reconstituição. O Judiciário gaúcho solicitou hoje a transferência de cinco presos investigados pela morte de Teréu a presídios federais de segurança máxima. A solicitação foi entregue ao diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Renato Campos De Vitto participou, hoje, na Capital, do Fórum da Questão Penitenciária, organizado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.

A execução do pedido de transferência depende de haver vagas no sistema e do aval da Justiça Federal. Os cinco presos podem cumprir por um ano o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). A solicitação de transferência é dos magistrados da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Capital Alexandre de Souza Costa Pacheco, Paulo Augusto Oliveira Irion, Patrícia Fraga Martins e Sidinei José Brzuska e da VEC de Charqueadas, Vanessa Lilian da Luz. Teréu foi asfixiado com sacos plásticos no refeitório da casa de detenção, na quinta-feira passada.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895