Polícia Federal apreende em agosto mais de 1,8 tonelada de cocaína em portos brasileiros

Polícia Federal apreende em agosto mais de 1,8 tonelada de cocaína em portos brasileiros

Carregamento do entorpecente destinados ao exterior são escondidos em sua maioria nos cascos dos navios

Correio do Povo

Compartimento com a droga fica abaixo da linha de flutuação

publicidade

A Polícia Federal deflagrou neste mês de agosto uma ofensiva contra o tráfico internacional de drogas através de portos brasileiros, exercido pela facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (CPC). Sete ações resultaram na apreensão de mais de 1,8 tonelada de cocaína, que estava sobretudo escondida em compartimentos chamados de “sea chest”, situados abaixo da linha de flutuação do navio e que só podem ser acessados por mergulhadores especializados. Algumas das ações contaram com a participação da Marinha do Brasil.

Na tarde da última segunda-feira, dia 29, a Polícia Federal encontrou nove pacotes com 221 quilos da droga que estavam sob o casco de um navio atracado em um porto privado em Aracruz, no Espírito Santo. O entorpecente teria sido inserido no porto de Santos, em São Paulo. O cargueiro onde a droga foi descoberta seguiria com destino imediato ao exterior.

Na sexta-feira passada, dia 26, um outro carregamento de 159 quilos de cocaína foi recolhido de um navio mercante atracado no porto de Paranaguá, no Paraná. A embarcação tinha como destino a Alemanha. No dia 22 deste mês, também em Paranaguá, os policiais federais recolheram 45 quilos de cocaína também ocultos no casco de uma embarcação, que viajaria até a Itália.

No mesmo dia 22, a Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Militar de São Paulo, com apoio da Capitania do Portos, retiraram mais de 141 quilos da droga que estavam inseridos dentro de cinco bolsas no casco de um navio no porto de Santos. A embarcação seguiria para a Nigéria. No dia 21, outros 52 quilos de cocaína foram igualmente retirados de quatro bolsas escondidas sob um navio que seguiria para a Holanda e estava no mesmo cais.

No dia 20, as equipes da Polícia Federal e da Marinha apreenderam uma carga de 1,2 tonelada de cocaína em uma embarcação pesqueira na costa do Ceará. A embarcação havia zarpado do Cais Pesqueiro do Mucuripe, em Fortaleza. A droga estava acondicionada sob toneladas de gelo no porão da embarcação e teria como destino a Europa. No dia 17, no porto de Santos, o casco de um navio tinha 64 quilos do entorpecente fixado nele.

Foto: PF / Divulgação / CP


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895