Polícia Federal conta com oito novos blindados para operações complexas e de alto risco
Eles são identificados com o brasão da instituição e numerados de PF-1 a PF-8
publicidade
A Polícia Federal apresentou oficialmente nessa segunda-feira as novas viaturas blindadas, feitas sob medida. A cerimônia do Ministério da Justiça e Segurança Pública ocorreu no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. Eles ficarão subordinados ao Comando de Operações Táticas do Departamento da Polícia Federal (COT-DPF).
Os blindados apresentam características únicas, como porta traseira em rampa hidráulica e motor de 400hp. Eles serão utilizados em operações complexas e de alto risco. Para a instituição, trata-se de mais um esforço no aparelhamento da segurança pública e no enfrentamento à criminalidade.
Houve a compra de três modelos distintos: modelo ambulância, com sistema remoto de tiro e com torre elétrica. Os veículos foram fabricados pelo Streit Group, dos Emirados Árabes Unidos. Eles são identificados com o brasão da Polícia Federal e numerados de PF-1 a PF-8 na tampa traseira e nas portas de acesso da tripulação, sendo pintados em tons de cinza/canhamo de baixa visibilidade, garantindo a camuflagem.
Capaz de oferecer uma rápida resposta tática, os blindados são versáteis e possuem grande mobilidade. Os veículos, com motor turbo diesel, são resistentes inclusive a emboscadas e explosivos. Um dos modelos tem estrutura para receber metralhadoras médias calibres 7,62mm e 12,7mm. Os blindados contam com design avançado do casco em forma de V.