Polícia Federal deflagra operação contra transporte internacional de drogas para América Central

Polícia Federal deflagra operação contra transporte internacional de drogas para América Central

Aeronaves eram preparadas para carregar cocaína e decolavam do Mato Grosso

Correio do Povo

Traficantes usavam aeródromo privado em Nova Ubiratã

publicidade

A Polícia Federal do Tocantins deflagrou na manhã desta quinta-feira a operação Tuup com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo transporte internacional de drogas para países da América Central com o uso de aeronaves adquiridas e adaptadas no Brasil. 

Cerca de 60 agentes cumpriram 28 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão preventiva, sete mandados de prisão temporária e 14 mandados de busca e apreensão, além de um mandado de sequestro de bem imóvel, nos estados do Tocantins, Mato Grosso, Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Pará, Amapá e Ceará.

As investigações apontam que os traficantes foram responsáveis pela preparação e adaptação de três aeronaves em um mesmo aeródromo privado localizado no município de Nova Ubiratã, no Mato Grosso, cujo proprietário também é investigado pelo consentimento do uso da propriedade e auxiliado o narcotráfico.

Os aviões foram preparados pela organização criminosa para transportar drogas até a América Central em agosto de 2020, outubro de 2021 e dezembro de 2021. A Polícia Federal apurou que as aeronaves foram registradas em nome de terceiros, sendo utilizados como “laranjas” ou “testas de ferro”. Elas realizaram operações de voos irregulares e continham planos de voos fraudulentos, colocando em risco a segurança do transporte aéreo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895