Polícia Federal desarticula esquema de importação ilícita de sucatas do Uruguai
Organização criminosa foi alvo de operação em Santana do Livramento, Santa Maria e Doutor Maurício Cardoso
publicidade
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a operação La Basura para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de importação ilícita de sucatas do Uruguai para o Brasil. Houve o cumprimento de três mandados de prisão e de outros cinco mandados de busca e apreensão em Santana do Livramento, Santa Maria e Doutor Maurício Cardoso.
Os agentes da PF executaram ainda ordens judiciais para bloqueio patrimonial estimado em R$ 1,8 milhão, com a apreensão de veículos e valores em contas bancárias. Três pessoas foram detidas. A ação teve apoio do Ibama e da Receita Federal.
A investigação indicou que a organização criminosa chegou a enviar ao Uruguai, mensalmente, cerca de R$ 500 mil para pagamento dos fornecedores, através de outro grupo investigado pela PF por lavagem de capitais e evasão de divisas. O grupo criminoso utilizava empresas de reciclagem formalmente constituídas para dar aparência de legalidade à importação, mediante a expedição de notas fiscais falsas.
Os policiais federais apuram agora como eram utilizados ou comercializados os produtos trazidos para o território brasileiro, principalmente baterias automotivas usadas. Todo o material apreendido na ação desta terça-feira, como documentos, será analisado. O trabalho investigativo é conduzido pela PF de Santana do Livramento.