Polícia gaúcha apreende nova droga vendida em festas "rave"

Polícia gaúcha apreende nova droga vendida em festas "rave"

Diclorofloretano é usado na limpeza de equipamentos eletrônicos

Bruno Bertuzzi / Rádio Guaíba

Polícia apreende nova droga utilizada em festas rave

publicidade

A Operação Tubarão Azul do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc), iniciada há três meses, identificou uma droga comercializada, sobretudo, em festas “rave”, em Porto Alegre. Segundo o delegado da 3ª DIN Márcio Moreno, há suspeitas de que o diclorofluoretano esteja sendo vendido no lugar de lança-perfume. A substância provoca efeitos semelhantes, como vertigem, asfixia, alucinações e agitação. O produto químico, contudo, não é proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois é empregado na limpeza de equipamentos eletrônicos e de refrigeração.

A ação policial resultou na apreensão de 1,5 litro da substância. Quem vendia, no entanto, não foi enquadrado por tráfico de drogas, já que o produto não é proibido. O delegado afirmou que o Denarc recebeu denúncias anônimas de pessoas que sofreram os efeitos da droga tendo consumido apenas álcool durante a festa. Em razão disso, uma das hipóteses investigadas é de que os suspeitos estejam colocando a substância nas bebidas alcoólicas dos frequentadores.

O diretor do Denarc, delegado Joel de Oliveira, também alertou quanto à possibilidade de a substância ser colocada na refrigeração das casas noturnas. Não houve o registro de uma ocorrência, mas como se trata de uma substância utilizada em aparelhos de refrigeração, pode haver a possibilidade de inalação por parte dos frequentadores dos estabelecimentos.

Ainda durante a operação, cinco pessoas foram presas por porte de cocaína, além de êxtase e LSD. Também foram apreendidos quatro veículos e uma quantia em dinheiro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895