Polícia investiga ameaças a ONG de proteção animal; suspeito é preso em Caxias do Sul

Polícia investiga ameaças a ONG de proteção animal; suspeito é preso em Caxias do Sul

Homem de 38 anos teria enviado mensagens e vídeos nas redes sociais de voluntárias do projeto

Marcel Horowitz

Suspeito foi preso preventivamente e vai responder por maus-tratos

publicidade

A Polícia Civil apura uma série de ameaças feitas contra a organização não governamental (ONG) Sem Raça Definida (SRD), em Caxias do Sul, na Serra gaúcha. As intimidações foram feitas através de mensagens enviadas nas redes sociais das voluntárias do projeto. Filmagens de bichos sendo torturados também foram encaminhadas. De acordo com a corporação, um inquérito policial deve ser concluído nos próximos dez dias.

A investigação ocorre a pedido do Ministério Público do RS, feita em caráter de urgência pela promotora Janaina de Carli dos Santos. Um homem de 38 anos foi preso preventivamente na sexta-feira. Ele foi capturado quando estava em casa, na rua Hermes Fontes, no bairro Santa Fé. Não havia animais no local.

Foram apreendidos um celular, um notebook, valores em espécie e apetrechos que seriam utilizados para cometer os crimes, como lacres plásticos, cortador de unha, grampeador e máquina de choque. O preso foi indiciado pelo crime de maus-tratos.

O suspeito já havia sido detido em flagrante, no final de setembro de 2023. Na ocasião, oito gatos vivos e um morto foram encontrados amarrados pelo pescoço com cordas e abraçadeiras. A prisão aconteceu depois que a ONG Sem Raça Definida recebeu denúncias sobre a situação dos animais, que estavam desidratados e foram resgatados pela Brigada Militar.

À época, o homem chegou a ser denunciado por maus-tratos e tortura, no dia 11 de outubro. Porém, em dezembro, a juíza da 2ª Vara Criminal de Caxias, atendendo pedido da defesa, deferiu a instauração de incidente de insanidade mental e, mesmo com o parecer contrário do Ministério Público, concedeu a liberdade provisória a ele.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895