Polícia investiga denúncias de supostos maus tratos em clínica geriátrica

Polícia investiga denúncias de supostos maus tratos em clínica geriátrica

Casal teria visto idosa pedindo socorro em instituição de Porto Alegre

Luciano Nagel / Rádio Guaíba

publicidade

A Polícia Civil investiga denúncias de supostos maus tratos a idosos em uma clínica geriátrica no bairro Santana, zona Leste de Porto Alegre. Agentes da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso (DPPI) e funcionários da Vigilância Sanitária fiscalizaram a instituição na manhã desta sexta-feira.

Durante a inspeção, foram encontrados alimentos fora do prazo de validade na geladeira e na despensa da cozinha. Segundo o titular da DPPI, delegado Antonio Paulo Torres Machado, um inquérito policial será instaurado para apurar o caso. “Estamos acompanhando para verificar in loco essa denúncia. Vamos colher elementos para melhor apurar essa situação e um inquérito policial vai investigar a veracidade da denúncia”, afirmou.

As informações sobre as supostas agressões na clínica surgiram pelas redes sociais, no início desta semana. Ainda conforme o delegado, um casal teria presenciado uma idosa, de 80 anos, pedindo socorro, de dentro da clínica. "Um casal diz ter visto, da rua, uma idosa agarrada ao portão gritando por socorro. A idosa foi levada para dentro da clínica e houve ali uma série de altercações", explicou o delegado. "Revoltado e sem saber o que fazer no final de semana, esse casal lançou na rede social a denúncia”, completou.

Segundo o delegado Antonio Machado, a partir da próxima semana serão colhidos depoimentos de testemunhas. "Tem pessoas que estão se oferecendo para depor em relação ao funcionamento dessa casa geriátrica", acrescentou Machado. "E que isso também seja um alerta sobre o comportamento dessas clínicas. É uma clínica paga, de classe média", ponderou.

A mensalidade do estabelecimento varia entre R$ 2,5 mil a R$ 3 mil por idoso. O proprietário da clínica seria um médico geriatra aposentado do Exército, que há 31 anos administra o local. A casa tem dois andares e oito quartos. À reportagem da Rádio Guaíba, o dono da instituição negou as denúncias.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895