Polícia Penal distribui equipamentos de videoconferência judicial em 100 prisões do RS

Polícia Penal distribui equipamentos de videoconferência judicial em 100 prisões do RS

Aquisição tem como objetivo atender demanda de audiências virtuais

Marcel Horowitz

Equipamentos serão destinados a estabelecimentos de todas as regiões penitenciárias do RS

publicidade

A Polícia Penal distribuiu equipamentos para a instalação de 175 salas de videoconferências judiciais e visitas virtuais em 100 unidades prisionais das dez regiões penitenciárias do Rio Grande do Sul. A entrega faz parte de um convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. O investimento total é de R$ 3,5 milhões.

As salas serão compostas por televisão com suporte, câmera de videoconferência, computador, mesa e cadeiras. A aquisição tem como objetivo atender a uma demanda crescente de audiências virtuais. Também foram distribuídos 448 celulares funcionais, 25 tablets e 25 modens para os agentes penitenciários.

“A ampliação das salas de videoconferência qualifica o trabalho desenvolvido no sistema penitenciário e proporciona mais agilidade ao devido processo legal e segurança aos nossos servidores. Estamos investindo de forma constante em melhorias na nossa estrutura para entregar um serviço cada vez mais eficiente à sociedade gaúcha”, afirmou o superintendente dos Serviços Penitenciários, Mateus Schwartz.

Conforme Schwartz, desde o início do ano, já foram realizadas cerca de 23 mil audiências virtuais em cadeias gaúchas. “A implantação desse sistema, que passou a ser mais utilizado durante a pandemia, traz mais economia ao Estado, já que não é necessário fazer escolta e deslocar presos até os fóruns, além de promover mais segurança aos servidores, que podem se deparar com situações de risco nesses deslocamentos”, destacou.

O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, ressaltou que o sistema prisional gaúcho tem evoluído junto aos avanços tecnológicos. “A aquisição desses equipamentos é mais um exemplo do quanto a Polícia Penal gaúcha tem se empenhado para acompanhar as mudanças sociais, garantindo mais segurança aos agentes e à população, além de assegurar um tratamento penal adequado.”


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895