Polícia usa retroescavadeira para entrar em prédio controlado por facção no Centro de Porto Alegre

Polícia usa retroescavadeira para entrar em prédio controlado por facção no Centro de Porto Alegre

Ação faz parte da Operação Faciem, deflagrada nesta terça-feira

Marcel Horowitz

publicidade

Foi preciso uma retroescavadeira para que policiais civis e militares pudessem entrar em um prédio na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre. O local, utilizado como base por uma facção, foi um dos 35 alvos de busca e apreensão da Operação Faciem, deflagrada nesta terça-feira, que, além da Capital, também ocorre em Alvorada, Gravataí, Viamão e Canoas. 

Durante a ação, que ainda contou com o auxílio de cães farejadores, foram apreendidas porções de maconha e crack. De acordo com a Polícia Civil, o imóvel funcionava como central de distribuição de drogas. Era para lá que uma organização criminosa de Alvorada, mas que também atua em Porto Alegre, enviava porções de drogas para serem vendidas na região Central.

De acordo com o tenente-coronel Fábio Schmidt, comandante do 9 BPM, antes dos traficantes, o local havia sido ocupada por uma invasão. Porém, após a facção tomar conta do lugar, a movimentação ali passou a ser supervisionada. “Os faccionados agiam como se fossem porteiros. Eles que autorizavam quem entrava e quem saía de lá”, destacou.

Segundo o delegado Rafael Pereira, duas pessoas ainda moram no prédio, sendo que elas não atuam junto aos criminosos. “Em uma porta estava escrito a palavra 'moradora', em letras garrafais. A residente era uma mulher muito pobre e esse foi o jeito que ela encontrou para mostrar que não era parte da facção", contou o delegado, que também é diretor da Divisão de Homicídios da região Metropolitana.

A organização criminosa alvo da Operação Faciem, que já prendeu oito criminosos, é investigada por envolvimento em 16 homicídios. O líder do grupo é apontado como sendo Deividi Vilanova dos Santos, o 'Zóio', que cumpre pena na Penitenciária Modulada de Charqueadas. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895