Policiais militares realizam curso para atuar em Territórios da Paz

Policiais militares realizam curso para atuar em Territórios da Paz

Capacitação será fornecida a 120 agentes da Capital

Wagner Machado / Correio do Povo

Ideia é realizar ações que diminuam criminalidade

publicidade

Um curso para atuação nos Territórios da Paz em Porto Alegre será destinado a 120 policiais militares, dividido em três edições. Em cada etapa, participarão 40 policiais, que irão concluir os estudos em setembro. O primeiro curso terá 80h/aula. Já os outros dois terão carga horária de 40h/aula. Conforme o diretor do Departamento de Ensino da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, coronel Júlio Cesar Marobin, a ideia não é trabalhar somente com repressão, mas sim com ações que promovam mudanças no mapa da criminalidade na Capital gaúcha. “O objetivo é aproximar o policial do usuário de crack. Não queremos reprimir o usuário de drogas e sim trabalhar a consciência dele, dos familiares”, disse.

Para secretário da Segurança Pública, Airton Michels, a polícia comunitária é essencial para a solução de crimes, pois a população confia no policial. A implantação dos Territórios de Paz iniciou em setembro do ano passado. Em Porto Alegre, os quatro bairros com maiores índices de violência - Restinga, Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Santa Tereza - recebem ações específicas dos policiais, juntamente com projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, geração de emprego e renda, que ajudam a desenvolver as potencialidades dos moradores e suprir suas principais necessidades.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública criou um número específico para receber denúncias e informações sobre a atuação de quadrilhas e gangues, abusos contra crianças, mulheres e idosos, autoria de crimes, localização
de foragidos, pontos de tráfico de drogas, porte ilegal de armas, e outros, proporcionando importante auxílio à atividade policial. O número 0800-642-3456 recebe ligações 24 horas por dia.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895