Policial civil é baleado durante fuga de presos do Deic, em Porto Alegre

Policial civil é baleado durante fuga de presos do Deic, em Porto Alegre

Detentos quebraram cadeados das celas e roubaram a arma do agente

Correio do Povo

Carro usado pelos presos durante a fuga foi apreendido

publicidade

Presos que estavam detidos na carceragem do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), em Porto Alegre, conseguiram fugir do local na tarde deste sábado. Durante a ação, eles atiraram em um policial civil – que recebeu atendimento médico e está bem.

Um grupo de seis presos conseguiu quebrar dois cadeados de duas das seis salas de custódia da carceragem por volta das 16h. Em seguida, eles renderam um dos policiais que estava de plantão no local, roubaram a arma do agente e atiraram nele. O servidor foi ferido na perna.

Conforme o delegado Sander Ribas Cajal, houve troca de tiros entre os detidos e outro policial que estava na delegacia, mas cinco deles conseguiram fugir do local. Eles foram até um posto de combustíveis e roubaram um carro. O grupo seguiu no veículo até a avenida Ipiranga, nas proximidades da Pucrs, onde o motorista perdeu o controle da direção e o carro colidiu com um poste. Quatro deles foram recapturados pela Brigada Militar (BM), mas um segue foragido.

Os recapturados foram levados de volta ao Deic, onde receberam atendimento médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por causa do acidente. Eles haviam sido presos por roubo de cargas e roubo de veículo, mas agora também devem ser indiciados por dano ao patrimônio público, tentativa de homicídio e roubo de veículo.

Local estava com mais presos do que capacidade

A carceragem do Deic tem capacidade para 12 presos, mas estava com 14 na tarde deste sábado. Por causa das celas danificadas, a Polícia Civil pediu para a Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) que o grupo seja encaminhado com urgência para um presídio. Segundo o delegado Emerson Wendt, chefe de Polícia, o órgão também deverá realizar uma revista em todas as outras salas de custódia das delegacias onde há detidos, para evitar novas fugas.

O carro usado pelos presos durante a fuga foi apreendido e a BM segue fazendo buscas ao foragido.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895