Porto Alegre terá reforço de 200 homens da Força Nacional de Segurança em fevereiro

Porto Alegre terá reforço de 200 homens da Força Nacional de Segurança em fevereiro

Rio Grande do Sul também ganha núcleo federal de inteligência a partir do mês que vem

Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Porto Alegre terá reforço de 200 homens da Força Nacional Segurança em fevereiro

publicidade

O efetivo da Força Nacional de Segurança em Porto Alegre vai ser ampliado, durante o mês de fevereiro, para 200 policiais militares, confirmou o Ministério da Justiça, nesta terça-feira. A medida é parte da primeira etapa do Plano Nacional de Segurança. No fim de agosto, um efetivo de 120 policiais da Força Nacional desembarcou na Capital. Esse número, que chegou a 136, já havia caído para 71, até a semana passada. Pedidos de desligamento da Força e solicitações de retorno dos PMs aos estados de origem fizeram o contingente cair de forma gradativa.

Além disso, o Rio Grande do Sul passa a contar, a partir do mê que vem, com um núcleo federal de inteligência. Hoje, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, recebeu as informações em meio a uma reunião com o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, em Brasília.

Em um primeiro momento, as unidades da federação contempladas serão o RS, Sergipe e Rio Grande do Norte. Os trabalhos terão início em fevereiro e terão foco na redução dos índices de homicídio nas capitais: Porto Alegre, Aracaju e Natal, respectivamente.

Por questão de estratégia operacional, a maioria das atividades a ser elaborada e executada pelo grupo vai ter caráter restrito. Schirmer destacou, entretanto, a relevância da atuação integrada entre as forças estaduais e a nacional. “O crime organizado possui esse nome devido a toda estrutura que mobiliza em torno de sua atividade ilegal. Dentro deste contexto, é vital que atuemos em conjunto. Somando-se isso ao aporte de recursos que a União projeta a partir do plano nacional, promoveremos um novo momento no combate à criminalidade”.

Forças Armadas poderão atuar em presídios para reforçar segurança

Nesta terça-feira, o governo federal também autorizou atuação das Forças Armadas em presídios para fazer inspeção de materiais considerados proibidos e reforçar a segurança nas unidades. O anúncio foi feito depois de reunião entre o presidente Michel Temer e autoridades de todos os órgãos de segurança e instituições militares do governo federal para discutir estratégias de segurança pública.

Segundo o governo, é preciso que os governadores concordem com o trabalho dos militares enviados pelo Ministério da Defesa, mas a segurança interna continua sob responsabilidade dos agentes penitenciários e policiais em cada estado.

As reuniões prosseguem durante o dia, com foco na instalação de núcleos de inteligência nas três cidades-piloto. Nesta quarta, o governador José Ivo Sartori participa de um encontro no Palácio do Planalto que vai reunir governadores e o ministro da Justiça e Cidadania. A presença do presidente da República, Michel Temer, ainda não é confirmada.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895