Posto da Brigada Militar na Redenção deve ser reativado

Posto da Brigada Militar na Redenção deve ser reativado

Reunião na próxima quinta-feira deverá alinhavar etapas da reabertura do local

Jessica Hübler

Posto da Brigada Militar na Redenção deve ser reativado

publicidade

O antigo posto policial da Brigada Militar (BM), localizado no Parque Farroupilha, deve ser reativado o “mais rápido possível”. A confirmação é do comandante do batalhão responsável pelo policiamento ostensivo na região, o 9º BPM, tenente-coronel Rodrigo Mohr Picon. Segundo ele, tanto a BM, quanto a comunidade e a própria Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG), para a qual o espaço foi cedido em 2016, demonstraram interesse em repensar a atividade e transformá-lo em um local de ação integrada, com atuação da BM e da Guarda Municipal (GM).

Na próxima quinta-feira, ocorrerá uma reunião entre a Associação dos Amigos do Bairro Bom Fim, a SMSEG e o comandante do 9º BPM. No encontro, os próximos passos devem ser definidos.

Segundo o comandante do 9º BPM, no momento, é possível realizar a reabertura do posto para uso da BM. “É um local importante. Temos um ponto turístico da cidade, além do HPS e dos bairros localizados nas proximidades, não somente o Bom Fim”, explicou. Além disso, o comandante acrescentou que, com a reabertura do posto, seria possível deslocar a base móvel da BM, que atualmente faz policiamento em frente ao Auditório Araújo Vianna. “Com o posto em funcionamento, o ônibus poderá se deslocar para outros pontos da cidade”, ressaltou.

“Ali nós temos o Brique da Redenção, o parque e algumas situações no Bom Fim de insegurança. Acredito que uma ação integrada vai ser um ganho para todos, somos favoráveis”, afirmou o secretário municipal de Segurança, coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. Através das reuniões, que iniciaram no fim de abril, serão definidas as necessidades tanto das corporações que deverão atuar no local. “Vamos elencar o que é preciso fazer em termos de logística, de estrutura do posto, para viabilizar todo o processo em um curto espaço de tempo”, enfatizou.

Apesar da aparência de abandono, o secretário Senisse garantiu que o posto é utilizado eventualmente pela GM. “Abandonado não está, ele é utilizado, mas com as modificações, o que se pretende é que aquele local passe a ser um ambiente de atendimento à população e atuação integrada entre as duas instituições”, disse.



Associação quer provir fundos

A Associação dos Amigos do Bairro Bom Fim, que uniu esforços para erguer o posto em 1989, está mobilizada novamente em prol dos moradores, empresários e frequentadores do bairro. “Nossa associação já está reunindo fundos para colocarmos internet, computador, celular e iluminação no posto, para que possamos dar suporte à BM”, explicou o presidente da Associação, Carlos Alexandre Randazzo.

Conforme Randazzo, o posto está fechado na maior parte do tempo, sem nenhuma manutenção e abre esporadicamente, porém, não há atendimento ao público. “Toda a comunidade está sem a segurança que a BM poderia estar nos dando. Tanto a Guarda Municipal, quanto a Brigada Militar, são importantes para o bairro, são partes que nos geram segurança, então esse posto, que inclusive é estratégico, precisa ser reativado”, destacou.

Local está fechado há dois anos

O posto foi desativado pela BM em abril de 2016. Conforme o comandante do 9º BPM à época, tenente-coronel Marcus Vinícius Oliveira, o fechamento se deu por conta da “produtividade dos policiais”. O ocorrido desagradou a comunidade do bairro Bom Fim, que protestou contra o fechamento do prédio. Em setembro do mesmo ano, o prédio passou a abrigar uma Base Operacional da Guarda Municipal.

Quando a base foi instalada, o objetivo da Guarda era buscar uma forma de conseguir viabilizar a presença de um agente fixo no posto, mas isto não ocorreu. Após mais de dois anos da desativação por parte da BM, a comunidade do Bom Fim aguarda ansiosamente pela retomada das atividades: “O posto é de suma importância para toda a nossa cidade, não é só para o nosso bairro”, definiu Randazzo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895