Prefeito suspeito de compra de votos em Jaquirana promete manifestação

Prefeito suspeito de compra de votos em Jaquirana promete manifestação

Ivanor Renato Rauber (PP) foi alvo de um pedido de cassação de mandato

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

Prefeito suspeito de compra de votos em Jaquirana promete manifestação

publicidade

O prefeito reeleito de Jaquirana, nos Campos de Cima da Serra, prometeu se manifestar até a próxima terça-feira para falar sobre as ações da Polícia Civil (PC) e do Ministério Público do Estado (MP), que apontaram compra de votos por parte da coligação vencedora no pleito de outubro. Ivanor Renato Rauber (PP) é alvo de um pedido de cassação de mandato. Ele teve o filho, Ivan Lauro, o coordenador de campanha, José Evandro Pereira dos Reis, e o vereador reeleito, de situação, Oreste Angelo Andeliere (PMDB), presos em uma operação realizada em 31 do mês passado. O trio foi beneficiado por habeas corpus e está em liberdade.

Procurado pela reportagem, o prefeito, que não quis gravar entrevista, adiantou que "algumas decisões (judiciais) importantes estão saindo" e beneficiam a defesa dos suspeitos de irregularidades na eleição de sete de outubro. Rauber preferiu não adiantar o conteúdo. "A história é muito grande para a gente falar agora", limitou-se a dizer. Desde o dia da ação policial a reportagem tenta falar com o prefeito. A investigação sustenta que votos eram trocados por dinheiro, ranchos, eletrodomésticos e pneus. A coligação vencedora, a UniJaq, foi formada pelos partidos PP, PMDB, PPS e DEM. 

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) anunciou a realização de uma inspeção na sede do Executivo para apurar a suspeita de uso de recursos públicos para a prática de crime eleitoral. De acordo com a PC foram constatados indícios de desvio de dinheiro da prefeitura para uso em campanha. A polícia também pretende identificar eleitores que venderam votos para responsabilizá-los por corrupção passiva. 


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895