Presídio Estadual de Alegrete passa por inspeção após briga entre detentos

Presídio Estadual de Alegrete passa por inspeção após briga entre detentos

Conflito resultou em três homens baleados

Correio do Povo

publicidade

Agentes penitenciários do Grupo de Ações Especiais (Gaes), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), e policiais militares promoveram uma minuciosa inspeção no Presídio Estadual de Alegrete, a partir das 6h desta terça-feira. A casa prisional foi palco, na tarde de segunda-feira, de uma briga generalizada durante o horário de lazer.

O conflito resultou em três detentos baleados. Um deles foi identificado pelo apelido de Preto, de 32 anos, que foi encaminhado à Santa Casa, alvejado com dois disparos na perna direita e um na nádega esquerda. Os outros dois - com 22 e 39 anos - foram baleados nas pernas.

De acordo com investigações iniciais, o primeiro disparo partiu de uma arma que estava em poder de Preto. Ainda não foi identificado quem seria o alvo que revidou. Os outros dois foram baleados por balas perdidas e não tiveram envolvimento com a confusão. 

A revista ocorreu em toda a casa prisional, incluindo o telhado. Foram apreendidos um revólver calibre 32, 22 facas artesanais, seis pedaços de serra, além de 22 celulares, oito baterias e seis carregadores. Os agentes ainda localizaram maconha e cocaína em algumas celas vistoriadas. A operação pente-fino começou sob tensão, havendo necessidade de contenção de três presidiários que, algemados, foram mantidos no interior de viaturas.  

Enquanto os agentes do Gaes inspecionavam as celas, os presos eram mantidos no pátio sob os cuidados dos policiais militares que atuam na cidade. Na área externa, a Guarda Municipal bloqueou os acessos ao presídio. Durante a revista também foram encontradas garrafas com bebidas fabricadas artesanalmente. Apesar de ter informações da existência de duas armas em poder dos detentos, apenas uma foi encontrada. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895