Prisão de Paulão poderia gerar disputa pelo tráfico, afirma comandante

Prisão de Paulão poderia gerar disputa pelo tráfico, afirma comandante

Tenente-coronel Alberto Iriart diz que BM está preparada para conter possível onda de violência na zona Leste

Samuel Vettori/Rádio Guaíba

publicidade

Com a prisão do traficante Paulo Ricardo da Silva, o Paulão, ocorrida na madrugada desta quinta-feira, pode ocorrer uma disputa entre comerciantes de drogas que pertencem à quadrilha do líder do tráfizo na zona Leste da Capital. A informação é do comandante do 19° Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Alberto Iriart, que atua na região da qual faz parte a Vila Maria da Conceição, local de atuaçã do criminoso.

De acordo com Iriart, é comum a tentativa de ascensão de traficantes menores com a queda do mandatário da organização criminosa. Por outro lado, o oficial admite que grandes nomes do crime coordenam até de dentro da cadeia seus subordinados.

O policial garante que a Brigada Militar (BM) está atenta e conta com a colaboração de pessoas que trafegam pela vila, além de policiais à paisana na região. No final do ano passado, um informante comunicou a BM sobre a presença do traficante. Os agentes organizaram um cerco na tentativa de capturá-lo, mas a rede de informações organizada pelo criminoso conseguiu avisá-lo da presença dos PMs.

A Brigada Militar afirma que está preparada para conter uma possível onda de violência na zona Leste de Porto Alegre. O oficial elogiou o trabalho do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), que prendeu Paulão em Copacabana, no Rio de Janeiro. “O necessário é que agora ele fique preso”, ponderou Iriart, pedindo que juízes sejam criteriosos ao analisar casos como o traficante. Ele estava foragido desde o segundo semestre de 2008, quando obteve direito de cumprir o restante da pena em prisão domiciliar.

A detenção de Paulão pode levar à captura de outros integrantes da quadrilha. O traficante é considerado pela polícia o representante da facção criminosa Comando Vermelho, do Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895