Quadrilha que roubava veículos mediante sequestros é alvo de operação em Porto Alegre

Quadrilha que roubava veículos mediante sequestros é alvo de operação em Porto Alegre

Policiais cumprem mandados em cinco locais da cidade

Correio do Povo

publicidade

A Polícia Civil deflagrou uma operação para desmantelar uma quadrilha que cometia uma série de roubos de veículos e transferência de dinheiro e compras pelo pix, além de saques bancários, com sequestro relâmpago das vítimas, em Porto Alegre. Ao amanhecer desta terça-feira, a Delegacia Especializada na Repressão aos Delitos de Roubos de Veículos (DRV), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) cumpriu seis ordens judiciais, sendo cinco mandados de prisão temporária e um de busca e apreensão, na vila Cruzeiro do Sul e nos bairros Higienópolis, Aparício Borges, Jardim Botânico e na Ilha das Flores.

A ação foi coordenada pelos delegados Rafael Liedtke e Marco Guns e teve apoio da Brigada Militar. A investigação começou em janeiro desse ano, quando os agentes da DRV trocaram informações com os policiais militares do Grupo de Roubo de Veículos da Brigada Militar. Uma associação criminosa armada foi então identificada e que estava radicada na vila Cruzeiro do Sul.

O modo de agir da quadrilha consistia em escolher veículos de alto valor financeiro que transitavam pelas ruas de Porto Alegre, normalmente à noite. Os criminosos armados passavam a seguir a vítima e, em momento oportuno, fechavam o carro e anunciavam o assalto.

Além de subtrair o veículo, os bandidos realizavam o sequestro relâmpago das vítimas. Eles percorriam diversos bairros da cidade e neste período extorquiam as vítimas, efetuando transferências bancárias por pix e saques em dinheiro com cartões de créditos, sempre com a imposição de violência ou grave ameaça.

Prejuízo 

Um dos crimes ocorreu no dia 25 de janeiro, quando os ladrões agiram no bairro Menino Deus. Eles subtraíram um Volkswagen Nivus, modelo 2021, avaliado em aproximadamente R$ 120 mil. Levadas juntas, as vítimas tiveram de fazer transferências bancárias via pix e saques de valores em caixa eletrônico. Pertences pessoais, como telefones celulares, também foram roubados. O prejuízo total foi de R$ 12 mil. Após quase duas horas sob a mira de armas de fogo, as vítimas foram abandonadas na vila Cruzeiro do Sul.

O principal alvo da operação nesta terça-feira foi preso no bairro Aparício Borges. O criminoso, de 36 anos, possui extensa ficha criminal, como roubo majorado, receptação de veículo roubado, associação criminosa armada, extorsão qualificada, adulteração de sinais veiculares identificadores, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e furto qualificado. Outro cúmplice foi capturado na vila Cruzeiro do Sul.

O trabalho investigativo da DRV terá prosseguimento para identificar e responsabilizar todos os integrantes do grupo criminoso. Por sua vez, os detidos estão sendo submetidos a reconhecimento pessoal por parte das vítimas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895