Receita Estadual desmantela fraude fiscal em autopeças na Serra

Receita Estadual desmantela fraude fiscal em autopeças na Serra

Indústria local subfaturava notas ao vender para empresas do mesmo grupo empresarial

Correio do Povo

publicidade

Operação da Receita Estadual, revelada nesta sexta-feira, desmantelou um esquema de fraude fiscal no setor de autopeças em Caxias do Sul e Passo Fundo. De acordo com a Receita equipes das delegacias regionais de ambas as cidades e da Delegacia de Trânsito de Mercadorias, fizeram a apreensão de documentos em uma indústria da Serra para comprovar o subfaturamento de notas fiscais. 

O procedimento era feito no momento da venda de autopeças entre empresas interdependentes, pertencentes ao mesmo grupo empresarial. Desta forma, conseguiam reduzir o valor a pagar do ICMS em até 75% do valor que deveria ser recolhido. Concluída a operação na sede da empresa, os trabalhos de auditoria fiscal buscarão identificar o montante sonegado, com lavratura de autos de lançamentos para cobrar os valores não arrecadados, além de multa que pode chegar a 120% do imposto.

Os primeiros indícios da fraude foram constatados por investigação dos auditores da Receita e pelo cruzamento de informações através do uso de tecnologia da informação. A ação desta quinta-feira contou com a participação de nove auditores fiscais, três técnicos tributários e três policiais do Batalhão de Polícia Fazendária.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895