Segunda fase de operação contra maus tratos a idosos é realizada na zona Sul de Porto Alegre

Segunda fase de operação contra maus tratos a idosos é realizada na zona Sul de Porto Alegre

Alvo da ação foram três casas geriátricas de uma mesma proprietária, sendo encontrados alimentos e medicamentos vencidos

Correio do Povo

Agentes verificaram denúncias de maus tratos de idosos

publicidade

A Polícia Civil deflagrou nesta quarta-feira a segunda fase da operação Senectus para averiguar denúncias anônimas de maus tratos em três casas geriátricas de uma mesma proprietária, situadas na Zona Sul de Porto Alegre. Um inquérito foi aberto inclusive pela titular da Delegacia de Proteção ao Idoso, coordenada pela delegada Cristiane Pires Ramos.

Houve o cumprimento de três mandados de busca e apreensão. Os policiais civis foram verificar in loco qual a situação dos residentes nos endereços. Mais de 85 idosos foram entrevistados sobre as condições em que vivem nos locais. Medicamentos e alimentos vencidos foram encontrados e recolhidos. 

A operação teve a participação da Prefeitura de Porto Alegre através de equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e também da Vigilância Sanitária e da Saúde Mental, ambas da Secretaria Municipal da Saúde. Dois pacientes necessitaram de remoção para internação hospitalar. .

Na primeira fase da  operação Senectus, a Polícia Civil atuou em Porto Alegre e Santa Maria. As ordens judiciais foram cumpridas em instituições de longa permanência e residências nas duas cidades. O objetivo da mobilização foi a prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa, especialmente em situação de institucionalização.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895