person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Seminário do Departamento Estadual de Homicídios reúne autoridades da Segurança em Porto Alegre

Combate a facções e redução de mortes violentas no estado são alguns dos temas abordados no "IV Seminário DHPP"

| Foto: Guilherme Almeida / CP

A Polícia Civil realiza, desde o início da manhã desta sexta-feira, o "IV Seminário DHPP", promovido pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Porto Alegre. Sob o tema “Uma década de Investigação, Inteligência e Combate aos Homicídios e ao Crime Organizado”, o evento conta também com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Instituto-Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), além de professores universitários que estudam o crime. 

"É um evento extremamente importante, uma reflexão sobre o combate aos homicídios e sobre todas as questões que envolvem a redução do índice no Rio Grande do Sul. Além disso, também é uma união entre as instituições, com o objetivo de trazer mais segurança para a sociedade gaúcha", destacou o Chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, acrescentando que as mortes violentas no estado registraram redução de 14% em relação ao ano passado. 

Conforme o delegado Mario Souza, diretor do DHPP, quase 80% dos homicídios registrados na capital, durante o primeiro semestre, ocorreram entre integrantes de facções. Sobre o percentual, o delegado chamou atenção para os métodos que vêm sendo adotados no combate aos grupos criminosos. "Trabalhamos, desde fevereiro, com foco no combate ao crime organizado. A forte redução nos índices, nos últimos cinco meses, comprova que temos obtido resultados. Prendemos líderes de facção e mandantes, mostrando aos criminosos que, a cada homicídio cometido, eles vão ter prejuízos", enfatizou.


Delegado Mario Souza 

Conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, julho registrou queda recorde no número de crimes contra a vida, com redução de 54,4% em Porto Alegre, se comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado é o menor número para qualquer mês computado desde 2010, chegando a uma diminuição de 25,2% dos homicídios em todo o Rio Grande do Sul. "No mês de agosto também tivemos mais uma forte redução nos índices de homicídios, que será divulgada nos próximos dias", garantiu Souza. 

Marcel Horowitz