Servidores públicos são investigados por suposto desvio de verba pública

Servidores públicos são investigados por suposto desvio de verba pública

Operação policial afastou três funcionários da prefeitura de Dom Pedrito

Correio do Povo

publicidade

Uma operação policial foi deflagrada nesta quarta-feira em Dom Pedrito, no Sudoeste do Estado, para combater supostos crimes de desvio de dinheiro público e licitatórios no município. Três servidores públicos foram afastados de seus cargos, entre eles a coordenadora municipal do programa da Primeira Infância Menos (PIM), a Secretária de Educação do Município e um terceiro funcionário do Executivo Municipal.

Na ação foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de condução coercitiva e três mandados de afastamento de cargo público. A Polícia Civil vistoriou vários órgãos públicos locais, como o hospital de Santa Casa de Misericórdia e residências de suspeitos de envolvimento no esquema. Computadores e documentos foram recolhidos.

Segundo a delegada Marina Dillenburg, uma das responsáveis pela ofensiva, a investigação durou cerca de três meses e teve início a partir de denúncias de candidatas aos cargos do PIM, que foram preteridas por outras pessoas que não teriam qualificação para preencher as vagas. As investigações apuraram que a verba pública estadual oriunda do PIM, ora repassada aos municípios, seria desviada em benefício particular por parte de servidores municipais. Também foi verificado um supostos desvio de combustível da prefeitura de Dom Pedrito em benefício de particulares, além de crimes previstos na lei de licitação.

A ofensiva mobilizou ao todo 120 policiais civis, da Delegacia de Polícia Fazendária (Defaz) e Delegacia de Polícia de Dom Pedrito e foi coordenada pelos delegados Joerberth Nunes, Daniel Mendelski e Marina Dillenburg.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895