SSP recebe 22 viaturas da prefeitura de Canoas

SSP recebe 22 viaturas da prefeitura de Canoas

Convênio também integra transferência de áreas do Estado para município canoense

Jessica Hübler

Governador José Ivo Sartori assinou convênio entre a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Canoas

publicidade

O governador José Ivo Sartori assinou, nesta segunda-feira, convênio entre a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) e a prefeitura de Canoas para oficialização de cedência de viaturas pelo município. Além disso, Sartori também anunciou transferência de áreas do Estado para o município de Canoas.

As 22 viaturas foram adquiridas pela prefeitura de Canoas e serão utilizadas exclusivamente pelos órgãos de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. São 15 veículos para a Brigada Militar, seis para a Polícia Civil e uma para a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). O investimento total chega a R$ 3,3 milhões. Todas as viaturas serão utilizadas pelas instituições vinculadas à SSP-RS exclusivamente na área de abrangência do município.

O secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer, ressaltou a importância da integração entre o município e o Estado. “Precisamos somar para enfrentar os problemas que estão instalados no nosso País, principalmente na Segurança Pública”, ressaltou. Segundo ele, a parceria com o município de Canoas é inédito e é “um exemplo notável para o Rio Grande do Sul e para o Brasil”.

Conforme o governador Sartori, em contrapartida, o município de Canoas poderá contar com três terrenos que pertenciam à extinta Companhia de Habitação do Estado (Cohab) e serão utilizados na construção de área de esportes e lazer no bairro Guajuviras. Os terrenos a serem transferidos têm área total de 1.248 metros quadrados e estão avaliados em R$ 786.480,24.

De acordo com a Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, a transferência oficial dos terrenos foi assinada na mesma data em que é oficializada a passagem das viaturas pois está diretamente ligada com a questão da Segurança Pública.

Índice de criminalidade 

No bairro Guajuviras, em Canoas, o índice de criminalidade registrado é considerado alto pelos órgãos de Segurança. Então, com a transferência oficial dos terrenos - que já eram utilizados pelo município -, a prefeitura de Canoas poderá buscar financiamento junto à Caixa para que sejam realizadas melhorias na infraestrutura. “Desta forma, os locais serão ocupados pela comunidade como áreas de lazer e recreação, afastando, desta forma, a criminalidade da região”, informou a Secretaria. Para o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, é uma obrigação dos prefeitos “brigar pela segurança dos seus municípios”.

Segundo ele, já passou o tempo em que se delegava esta atribuição unicamente ao Estado. “Segurança é obrigação de todos nós”, enfatizou. Busato ainda agradeceu a transferência dos terrenos por parte do Estado.

A cerimônia foi realizada, no Salão Alberto Pasqualini do Palácio Piratini. Também estiveram presentes no evento o chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegado Emerson Wendt, representando o Comando da Brigada Militar, o comandante do 1º BOE, tenente-coronel Rogério Stumpf Pereira Junior, diretor-geral do Instituto-Geral de Perícias, perito Eduardo Lima Silva, o secretário de Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas, Ranolfo Vieira Júnior e o deputado Ronaldo Santini (PTB), que é vice-presidente da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895