Susepe defende tornozeleiras, mesmo após crime

Susepe defende tornozeleiras, mesmo após crime

Desde que o sistema foi implantado no Estado, três flagrantes já foram registrados

Rádio Guaíba

publicidade

O superintendente substituto da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Estado (Susepe), Afonso Auler, negou nesta terça que o registro do terceiro caso de detento monitorado por tornozeleira eletrônica cometendo um crime ponha em dúvida a credibilidade do sistema. Auler lembrou que como os apenados beneficiados cumprem pena em regime aberto, podem infringir a lei mesmo sem o equipamento, já que a modalidade permite que o preso deixe a casa de detenção durante o dia, para trabalhar. “Sempre vamos encontrar quem não quer colaborar”, disse.

Auler garantiu que o sistema é bom e defendeu o critério de escolha dos beneficiados, que passa pelo aval da Justiça. Com as duas prisões desta terça, cai para 148 o total de presos usando a tornozeleira eletrônica. Os três flagrados perderam o direito de continuar com o equipamento e voltaram para o regime fechado.

Relembre as três prisões

Um detento monitorado por tornozeleira eletrônica foi preso depois de supostamente tentar estuprar uma mulher na avenida São Pedro, no bairro São Geraldo, em Porto Alegre. De acordo com a Brigada Militar, o homem foi detido por populares quando atacava a vítima. O crime ocorreu por volta das 10h desta terça-feira.

Na madrugada, outro detento, de 38 anos, beneficiado com o sistema, foi preso por tráfico de drogas no bairro Vila Nova, zona Sul de Porto Alegre. Com ele havia 360 pedras de crack e meio quilo de cocaína.

A outra prisão ocorreu na segunda quinzena de setembro, em Taquara, também envolvendo narcotráfico.

O sistema segue funcionando por meio de um contrato emergencial que termina em novembro, quando uma licitação deve ampliar o número de beneficiados. O projeto inicial era implantar 200 tornozeleiras até o mês que vem, mas os demais escolhidos se negaram a participar do projeto. Não há lei obrigando o preso a usar a tornozeleira.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895