Susepe garante que presos serão levados a penitenciárias até fim da semana

Susepe garante que presos serão levados a penitenciárias até fim da semana

Mais de 20 apenados condenados estão em delegacias por lotação do Presídio Central

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Susepe garante que presos serão levados a penitenciárias até fim da semana

publicidade

Depois que o Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) da Polícia Civil revelou que mais de 20 presos permaneciam em celas de delegacias por falta de vagas no Presídio Central, a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) determinou que todos os detidos sejam encaminhados a casas prisionais. O encaminhamento dos detidos vai ocorrer até o final desta semana. De acordo com a Associação dos Delegados de Polícia, desde o início da década de 1990, por iniciativa da Polícia Civil, foi interrompida a manutenção detidos em delegacias.

• Presídio Central faz levantamento para saber quem é provisório ou condenado


A Susepe poderá transferir alguns presos para o Presídio Central, apesar de que detidos já com pena não podem permanecer no local. Outra opção é a Penitenciária Estadual do Jacuí, em charqueadas, que tem 800 presos a mais que a capacidade para 1.372 pessoas. Os presídios de Novo Hamburgo, São Leopoldo e Osório também são cogitados.

O novo diretor do Presídio Central de Porto Alegre, tenente-coronel Marcelo Gayer Barboza, empossado na manhã desta quarta-feira, calcula que 1,5 mil dos atuais 4 mil detentos da instituição devem ser transferidos quando for concluído o Complexo Penitenciário de Canoas. Tratam-se de presos condenados. O Presídio Central foi criado para receber apenas presos provisórios.

A obra em Canoas está atrasada e deveria ter sido entregue no final de 2014. A previsão é de conclusão da construção no primeiro semestre deste ano.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895