Vereadores de Canela investigam uso de laranjas por empresa alvo da Operação Cartola

Vereadores de Canela investigam uso de laranjas por empresa alvo da Operação Cartola

Câmaras de São Sebastião do Caí, Alvorada e Viamão também defendem abertura de CPI para apurar contratos

Renata Colombo / Rádio Guaíba

publicidade

Vereadores de oposição em Canela, na Serra, que já haviam denunciado irregularidades no contrato entre a prefeitura e a PPG Comunicação Ltda, agência de publicidade investigada na operação Cartola, desencadeada nessa quarta-feira, tentarão, a exemplo de Alvorada e Viamão, abrir uma investigação parlamentar na Casa.

O vereador do PP, Feliciano Foss, explicou que a administração atual renovou a parceria com a empresa, que havia vencido em 2008, sem a abertura de uma nova licitação. Segundo ele, a Câmara já vinha investigando a utilização de empresas laranjas que podem ter sido abertas exclusivamente para terceirizar trabalhos para a agência investigada. A prefeitura de Canela já pagou, desde 2007, quase R$ 5 milhões por serviços de divulgação à agência alvo da operação, segundo prestação de contas disponível junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Em São Sebastião do Caí, vereadores do PP também devem se reunir nos próximos dias para definir sobre a abertura de uma CPI. Conforme o vereador Anastácio da Silva, a agência realizou a divulgação da Festa da Bergamota de 2010, para a qual recebeu cerca de R$ 51 mil, e a prestação de contas ainda não foi concluída.

A Câmara de Vereadores de Osório é outra que pretende analisar o contrato firmado pela prefeitura em janeiro de 2010 com a agência alvo da operação Cartola. O vereador do PT, Denílson da Silva, explica que o objetivo é verificar se os valores pagos para a empresa divulgar o município na mídia foram compatíveis com o custo de mercado. Os vereadores devem solicitar ainda cópia dos documentos apreendidos pelo MP e PC durante ação nessa quarta-feira. Segundo ele, o prefeito de Osório, Romildo Bonzan, também colocou à disposição a documentação referente ao processo licitatório vencido pela agência, caso os parlamentares queiram analisar.

A bancada do PT na Câmara de Vereadores de Alvorada, de onde partiu a operação Cartola, apresentou requerimento aos parlamentares para a instalação da CPI da Publicidade. Em Viamão, uma sessão na noite desta quinta decide, também, sobre a abertura da uma possível CPI sobre os contratos firmados com a agência investigada.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895