Viaturas antigas e conservadas resgatam trajetória do trabalho da Brigada Militar

Viaturas antigas e conservadas resgatam trajetória do trabalho da Brigada Militar

Em Porto Alegre, exposição itinerante celebra 183 anos da corporação e relembra os modelos dos veículos utilizados no passado

Gabriel Guedes

Exposição irá até esta sexta-feira

publicidade

Quem gosta de carros e tem curiosidade em saber quais eram os modelos utilizados no policiamento ostensivo nas décadas de 70 e 80, vai poder ver de perto as viaturas da Brigada Militar em uma exposição alusiva aos 183 anos da corporação. Veículos históricos da instituição estão em uma mostra itinerante até a próxima sexta-feira, em Porto Alegre.

A exibição começou nesta terça-feira, no Largo Glênio Peres, no Centro da Capital, com as cinco viaturas históricas e uma moto: um Jeep Willys modelo 1970; Rural Willys, de 1976; um Fusca ano 1986; Opala modelo 1987; uma Veraneio modelo 1988. A exceção na exposição é uma Harley-Davidson, de 2008, que não é antiga, mas por ter 12 anos de uso, já faz parte do acervo, e uma Toyota Hilux nova, blindada, fecha a evolução da frota utilizada pelo policiamento.

O sargento Nilton Nunes Ilha, 62 anos de idade e 37 de Brigada Militar, se considera um homem de sorte durante sua jornada como policial. "Tive o privilégio de dirigir todos estes veículos. A gente tinha um zelo pelas viaturas. Cuidava mesmo. E as pessoas sentem isso, vem aqui chamam não de fusca, mas de fusquinha, com carinho", conta.

Segundo o policial, não se compara os veículos de antigamente com os de hoje. "É uma outra tecnologia. As ruas eram outras. Não se exigia tanta velocidade como hoje", comenta o BM que atuou sempre na área da Capital.

A exposição das viaturas e da moto chamou a atenção de várias pessoas, que ao passarem por trás do Mercado Público, sacavam dos bolsos os celulares para fazer vídeos e fotos. Um destes aficionados foi o pintor Sérgio Gemelli, que não desgrudava os olhos do Jeep Willys. "Dá uma saudade. Eu tinha um destes e vendi em 2001. É um bom carro", lembra.

O Jeep da BM foi adquirido no início dos anos 70 e bastante empregado no policiamento rural e ficou por alguns anos na Cia. Pedro e Paulo, hoje o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM), no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre. Foi aposentado no início dos anos 80. A trajetória dos demais veículos pode ser conhecida na mostra, que contém a explicação do emprego de cada um dos exemplares.

Mas além das viaturas já fora de uso da Brigada Militar, uma Toyota Hilux nova, a primeira da série de veículos blindados do policiamento ostensivo que passarão a compor a frota de 2020 em diante, também estava exposta e mostrava a evolução dos equipamentos a disposição da corporação. "As viaturas demonstram exatamente esta evolução, daquela Brigada Militar, uma espécie de exército do estado, do século retrasado, até chegar a esta polícia militar moderna, que é a Brigada Militar de hoje. Então demonstra nossa relevância em todo este tempo", afirma o comandante geral da BM, coronel Rodrigo Mohr Picon.

Programação

Quarta-feira (183º aniversário da Brigada Militar) - 8 horas

Estádio General Cipriano, em Porto Alegre - Rua Cel. Aparício Borges, 2001 (campo de futebol)

Quinta-feira - 12h30min às 18h30min
Usina do Gasômetro  

Sexta-feira - 12h30min às 18h30min
Parque Farroupilha (Redenção - Monumento do Expedicionário) 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895