Zona Norte de Porto Alegre registra menor índice de roubo de veículos em 10 anos

Zona Norte de Porto Alegre registra menor índice de roubo de veículos em 10 anos

Queda também se refletiu nos casos de roubo a pedestre e furto de automóveis

Marcel Horowitz

publicidade

O relatório do Sistema de Gestão Estatística da Segurança Pública revelou que o número de roubos de veículos na zona Norte de Porto Alegre é o menor dos últimos 10 anos. O dado leva em conta os registros de novembro, que somaram 37 casos. No ano passado foram 48 ocorrências. Os bairros Jardim Carvalho, Jardim Sabará e Passo das Pedras não registraram nenhum crime do tipo durante o período analisado.

O último mês também contou com 126 roubos a pedestre na região, o menor índice dos últimos sete anos. Em novembro de 2022, foram 215 casos. O bairro Jardim Lindoia teve o menor número desses delitos, com apenas um caso registrado no mês. Já no Jardim Itu, houve apenas três registros em 30 dias.

Já o crime de furto de veículo registrou a maior queda dos últimos nove anos. Em novembro, foram 15 registros. No mesmo mês do ano passado, foram 64.  

A zona Norte tem 14 bairros e mais de 40 vilas, ultrapassando 350 mil habitantes. Segundo a Brigada Militar, cerca de 500 mil pessoas circulam diariamente pela região.

O comandante do 20º BPM, tenente-coronel Rafael Tiaraju de Oliveira, atribui os resultados positivos à aproximação com a comunidade. "Temos dois trabalhos específicos no batalhão. O primeiro é a patrulha do bairro, que é um policiamento comunitário em praças, lojas e paradas de ônibus. Além disso, também enviamos demandas e atualizações para 38 grupos de WhatsApp da comunidade", afirmou. 

O oficial pontuou ainda que o uso de tecnologias tem auxiliado na promoção de estratégias para o enfrentamento dos delitos. “Em relação ao roubo de veículos, temos um trabalho integrado com o Departamento de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil. Nos amparamos em sistemas de mapeamento para entender como, quando e onde estão ocorrendo estes casos. Assim conseguimos planejar o policiamento nos locais que precisam de maior atenção. O monitoramento eletrônico de Porto Alegre também tem se mostrado eficaz."


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895