Advogado de Lula diz que novo documento da ONU defende candidatura do petista

Advogado de Lula diz que novo documento da ONU defende candidatura do petista

Pronunciamento foi realizado nesta segunda-feira, após Cristiano Zanin visitar o ex-presidente na prisão

Correio do Povo

Advogado de Lula concedeu coletiva de imprensa após visitar o ex-presidente na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba

publicidade

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, disse nesta segunda-feira, após visita ao ex-presidente, que o Comitê de Direitos Humanos da ONU emitiu nova decisão reafirmando a necessidade de garantir a candidatura do petista à Presidência da República. “Nós recebemos, hoje, do Comitê de Direitos Humanos da ONU uma nova determinação que reforça que o Brasil está vinculado e portanto está obrigado a dar cumprimento a determinação do Comitê”, declarou Zanin.

• Lula pede ao STF que prorrogue prazo para o PT substituir candidatura

Em 17 de agosto, a ONU havia afirmado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso por corrupção e lavagem de dinheiro, deveria ser autorizado a fazer campanha e disputar as eleições até que seus recursos legais sejam totalmente examinados. Com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrando a candidatura do petista, a defesa pediu que a ONU se pronunciasse sobre o caso mais uma vez. “Nós havíamos pedido ao Comitê que se manifestasse sobre o posicionamento de autoridades brasileiras que haviam negado o cumprimento da decisão do último dia 17, esse requerimento é uma resposta”, disse Zanin.

O advogado disse ainda que a defesa já havia entrado com recursos no STF e agora irá estudar e levar essa nova determinação, como complemento, ao Tribunal. “O Estado Parte não pode invocar sua lei interna para descumprir uma decisão do Comitê de Direitos Humanos da ONU. É uma decisão que o Brasil deve cumprir”, afirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895