Aeromóvel mostra que Brasil tem espírito inovador, diz Dilma

Aeromóvel mostra que Brasil tem espírito inovador, diz Dilma

Presidente inaugurou o novo transporte de Porto Alegre e acradeceu Oskar Coester, criador do projeto

Correio do Povo, Rádio Guaíba e Agência Brasil

Aeromóvel mostra que Brasil tem espírito inovador, diz Dilma

publicidade

Após realizar a primeira viagem do Aeromóvel em Porto Alegre e elogiar a rapidez do novo transporte público da Capital, a presidente Dilma Rousseff discursou durante a solenidade de inauguração do aparelho. A chefe de Estado destacou o poder criativo do Brasil e disse que o Aeromóvel representa um novo momento para a mobilidade urbana. "Eu participo hoje da inauguração de um símbolo do transporte. O Aeromóvel mostra que o Brasil tem espírito inovador e que tem capacidade de gerar tecnologia", disse neste sábado.

• Popularidade de Dilma sobe para 36%, aponta Datafolha

No começo do seu discurso, Dilma quebrou o protocolo homenageou o criador do Aeromóvel, Oskar Coester. "O Brasil sempre irá saudar e reconhecer os seus heróis. Os nossos heróis modernos são aqueles que mostram uma crença muito forte no nosso País. Eles se empenham em realizar um sonho e o Coester fez isso. Muito obrigado", afirmou.

Dilma fez questão de lembra da época em morava em Porto Alegre e convivia com o Aeromóvel. "Jamais deixei de pensar que o Aeromóvel fazia parte do horizonte da cidade. Sempre tive a certeza de que se tratava de um empreendimento revolucionário. Era uma tecnologia diferenciada", acrescentou.

Para a chefe de Estado, é preciso destacar a união entre o pensamento científico e a visão empresarial, essenciais para a realização do projeto. "A inovação se forma hoje através do investimento e hoje estou extremamente feliz com a participação do governo federal. O Aeromóvel mostra que é possível realizar um sonho e agora todos sabem que temos aqui no Rio Grande do Sul uma alternativa de transporte de massa de alta qualidade", enfatizou.

Fortunati exalta alternativas para transporte público

Em seu discurso, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, exaltou a busca da cidade por alternativas no transporte público. Para ele, a procura não pode parar apenas no Aeromóvel. Ela precisa se estender no pensamento da população. "Temos que mudar esta cultura de que o transporte privado é a única escolha para andar pela cidade. Tenho certeza que a presidente trabalhará para nos ajudar na busca contundente por alternativas de transporte", disse. 

Tarso elogia Coester como "grande desbravador"

Para o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, Oskar Coester é um grande desbravador da tecnologia no Estado. Tarso afirmou que o desenvolvimento da tecnologia não pode parar apenas no Aeromóvel. "É um momento muito especial para o Rio Grande. Agora vamos colocar na nossa agenda a construção de um polo científico em solo gaúcho", avisou.

Surpreendido pelo clima frio de Porto Alegre, o Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, disse que foi salvo pela presidente Dilma, que lhe emprestou um agasalho para suportar a temperatura baixa da cidade. "Se não fosse por este agasalho, talvez o meu discurso fosse ainda mais curto do que será. Esta obra tem uma característica muito maior do que simplesmente um símbolo de logística e da mobilidade urbana. Estamos resgatando aquilo que o governo federal prometeu nesta área. Este é o Brasil que tem que a oportunidade de mostrar desenvolvimento e, sobretudo, capacidade de realizar", salientou.

Herói moderno

Emocionado, o "herói moderno" e o "grande desbravador" Oskar Coester admitiu que não tinha muitas condições para se expressar durante a inauguração do Aeromóvel. "Eu agradeço a todos que me ajudaram a realizar este sonho. Somente o investimento em educação poderá nos dar competitividade no mundo da tecnologia. Já podemos sentir os resultados de políticas com este pensamento. Acreditamos que o Aeromóvel poderá crescer e ser aplicados em necessidades urbanas ainda maiores", concluiu. 

Linha atenderá 150 passageiros por viagem

Com veículos leves não motorizados e tecnologia brasileira, a linha aeromóvel, operada em via elevada, terá capacidade para atender, inicialmente, a 150 passageiros por viagem, que dura em torno de dois minutos para o percurso de 814 metros. A propulsão do transporte automatizado é pneumática, com ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética que sopram o ar por meio de um duto localizado dentro da via. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, também participará da cerimônia. O projeto tem investimento de R$ 37,8 milhões.

Em um primeiro momento, o transporte será aberto ao público apenas em dias úteis, das 10h às 16h, sem cobrança de passagem, com uma operação assistida e a realização de ajustes. A operação comercial deve começar apenas em novembro, quando os usuários poderão adquirir a passagem por R$ 1,70 e ter direito a usar a linha do metrô sem cobrança adicional.


Presidente Dilma e autoridades fizeram a primeira viagem no aeromóvel de Porto Alegre / Foto: Ricardo Giusti

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895