Afastado do cargo, ministro do Trabalho presta depoimento à PF

Afastado do cargo, ministro do Trabalho presta depoimento à PF

Helton Yomura foi um dos alvos da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes na pasta

Agência Brasil

Ministro do Trabalho deixa o prédio da Polícia Federal, em Brasília, após prestar depoimento

publicidade

Alvo da 3ª fase da Operação Registro Espúrio, deflagrada nesta quinta-feira, pela Polícia Federal (PF), o ministro do Trabalho, Helton Yomura, prestou depoimento na superintendência do órgão, em Brasília. Yomura apresentou-se acompanhado por seu advogado por volta das 10h30min e depôs por cerca de 1h. 

• PF apreende documentos e R$ 5 mil no gabinete do deputado Marquezelli

Devido à investigação, Helton Yomura foi afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido foi realizado pela Polícia Federal e a Procuradoria-geral da República e aceito pelo ministro Edson Fachin, relator do caso na corte.

Como as investigações correm em sigilo, a PF não confirmou detalhes da operação. Em nota, a corporação explicou apenas que a nova fase da operação Registro Espúrio tem o objetivo de combater uma organização criminosa que atuava na concessão fraudulenta de registros sindicais no Ministério do Trabalho. Dez mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República estão sendo cumpridos em Brasília e no Rio de Janeiro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895